humor

Justiça suspende inquérito contra humorista que perdeu emprego após denúncia de Tabata Amaral

Deputada federal Tabata Amaral reclamou do humorista pelas redes sociais

Jamildo Melo
Cadastrado por
Jamildo Melo
Publicado em 24/04/2023 às 11:00
internet
Humorista Bruno Lambert - FOTO: internet

O site da Revista Oeste, bolsonarista, informa que o desembargador Ivo de Almeida, da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), suspendeu inquérito policial que apurava suposta discriminação contra pessoas com deficiência em uma piada feita pelo humorista Bruno Lambert em uma casa de shows de stand-up.

A investigação foi instaurada em fevereiro, por determinação do Ministério Público de São Paulo, depois de denúncia da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Para o desembargador, no entanto, que proferiu liminar em habeas corpus impetrado em favor do comediante na sexta-feira 21, a conduta — contar uma piada — não parece ser criminosa.

“A questão se revela, deveras, polêmica, merecendo análise mais aprofundada, a tempo e modo, pela douta Turma Julgadora. Por cautela, suspendo o andamento do inquérito policial”, decidiu o desembargador.

No habeas corpus pedindo o trancamento do inquérito, os advogados de Lambert sustentaram que a conduta “carece de elementos objetivos para a configuração do tipo penal pelo qual ele é incriminado”. “Da leitura da transcrição da piada, nota-se que o que o paciente pretendeu fazer as pessoas rirem por meio da narrativa de uma situação específica — uma suposta relação sexual que ele manteve com uma cadeirante — e não propagar qualquer forma de preconceito”.

Na denúncia ao MP, Tabata alegou que Lambert havia cometido “capacitismo” e que as falas do humorista denotaram “machismo latente” pela maneira “explícita e jocosa” como descreveu a narrativa da relação sexual.

Em 9 de março, quando o MP nem sequer tinha aceitado a denúncia, a repercussão do caso na imprensa fez com que Lambert perdesse o emprego que mantinha havia nove anos em um banco.

Segundo a defesa, a piada era uma “situação fictícia”, com objetivo de fazer as pessoas rirem. “Os espectadores riram da piada, e o restante da apresentação transcorreu sem qualquer transtorno”, relataram.

“Trata-se evidentemente de discriminação e tratamento degradante para com as pessoas com deficiência”, alegou a deputada. “Basta fazer o seguinte questionamento: caso a mulher da ‘piada’ não possuísse deficiência motora, haveria graça no ‘humor’ proferido pelo ‘comediante’? É um conteúdo discriminatório.”

Depois que o assunto repercutiu, o humorista se tornou alvo de críticas nas redes sociais. Mesmo assim, decidiu não remover o conteúdo do Instagram. “Tá tudo certo por aqui, fiquem à vontade para me ofender”, afirmou. “A piada sempre é engraçada quando não se trata de você ou de algo em você. Hipocrisia é algo que também deveria ser pensada antes de apontar o dedo. Abraços.”

Ainda não há data para que a Turma Criminal do TJ-SP julgue o mérito do habeas corpus de Lambert.

Comentários

Últimas notícias