COVID

COVID NÃO É MAIS PANDEMIA? Entenda mudança na classificação da Organização Mundial da Saúde

OMS mudou classificação de título da Covifd-19 no mundo; entenda a mudança

Rodrigo Fernandes
Cadastrado por
Rodrigo Fernandes
Publicado em 05/05/2023 às 10:50 | Atualizado em 05/05/2023 às 12:17
TONY WINSTON/MS
A aplicação da vacina bivalente contra o Covid-19 foi liberada para maiores de 18 anos. Confira onde se vacinar no Grande Recife. - FOTO: TONY WINSTON/MS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou a classificação da Covid-19 em todo o planeta. A partir desta sexta-feira (5), a doença não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto alerta do órgão em relação a doenças.

"Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

"No entanto, isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos", acrescentou.

Mas afinal, ainda há pandemia de Covid-19?

O surto de Covid-19 foi classificado como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional no final de janeiro de 2020. No entanto, só recebeu o status de pandemia em março de 2020, ou seja, meses depois.

Sendo assim, os títulos são diferentes.

Para saber a diferença, devemos entender que uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população de uma região específica. No caso da Covid, a doença se propagou por todo o planeta.

Diante disso, a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, ressaltou que mesmo que a Covid não seja mais uma emergência, a doença ainda é considerada uma pandemia.

"Isso porque esse vírus está aqui conosco e veio para ficar. É muito difícil definir quando você chega num status em que um novo vírus se torna uma pandemia. Já a ideia de declarar uma ESPII é para coordenar uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior e vire uma pandemia", disse a especialista.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias