PREÇO DA GASOLINA

PETROBRAS PREÇO DA GASOLINA: Entenda mudança na Política da Petrobras e veja qual será o Preço da Gasolina

Houve queda no preço da gasolina? Entenda a mudança anunciada pela Petrobras e como ela vai afetar o valor dos combustíveis

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/05/2023 às 9:54 | Atualizado em 16/05/2023 às 9:56
Notícia
X

A Petrobras anunciou que vai mudar a política de preço dos combustíveis e não vai mais reajustar o valor usando as variações do mercado internacional, prática adotada em 2016. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (16).

Com a mudança, a estatal dará fim à paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. Isso significa que haverá mudança no cálculo nos combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel. Entenda o que muda a seguir.

Paridade gasolina

Pela regra atual de precificação do petróleo, o valor desses produtos acompanha as mudanças internacionais — o chamado Preço de Paridade de Importação (PPI). Ou seja, o Governo Federal não interfere na mudança dos preços.

Nesse modelo, a petroleira levava em consideração o valor do petróleo no mercado global, custos logísticos, taxas portuárias e o uso dos dutos internos de transporte.

Com a mudança, a nova estratégia usará duas referências de mercado: o "custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação" e o "valor marginal para a Petrobras".

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, "a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores".

"O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino", diz o comunicado obtido pelo Blog de Jamildo.

No entanto, a Petrobras não divulgou uma fórmula específica de cálculo no novo modelo. A empresa confirmou apenas que os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida.

"A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado".

Vai ter queda no preço da gasolina?

Uma das promessas do Governo Lula foi "abrasileirar" o preço dos combustíveis. Isso significaria reduzir o impacto das mudanças internacionais do petróleo no valor pago pelos consumidores na bomba.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o novo formato deverá evitar tanto uma estagnação dos preços, como aconteceu em anos anteriores, quanto o que chamou de "maratona" de reajustes.

Qual o preço da gasolina hoje?

Tags

Autor