FAKE NEWS

É FALSO que ONG de Luciano Huck escondia armas de fogo do tráfico no Rio de Janeiro; entenda boato

Mensagens falsas afirmam que ONG de Luciano Huck abrigaria armas de fogo

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 21/05/2023 às 10:32
Notícia
X

Vídeos que circulam pelas redes sociais desde o último sábado (21) afirmam que a polícia realizou uma apreensão de armas pesadas em uma ONG no Rio de Janeiro, e que a organização pertenceria ao apresentador da TV Globo Luciano Huck.

Nas imagens, compartilhadas majoritariamente por perfis conservadores, são vistos policiais militares apreendendo armas de grosso calibre que estariam escondidas no local, como ponto 50, ponto 30, fuzis e munição. Em dado momento da gravação, um homem não identificado sugere que a ONG seja do comunicador global.

"Manda ele entrar na ONG do Luciano Huck, suposta ONG. Para quem tinha dúvida que essas organizações estavam associadas ao tráfico de drogas, está aqui uma prova irrefutável. Auxiliam no tráfico escondendo armas e escondendo procurado pela Justiça", diz a voz não identificada no vídeo.

A ONG, porém, não pertence ao apresentador Luciano Huck. Na realidade, a organização pertence ao traficante José Cláudio Fontoura Piuma, conhecido como Gaúcho. Entenda a seguir.

ONG não pertence a Luciano Huck

As imagens mostram, de fato, uma operação verídica da polícia desmantelando um esconderijo de armas. Elas estavam escondidas dentro da sede do "Projeto Multiplicação Social", que ocupa um galpão na favela.

A operação foi realizada na última sexta-feira (19) por policiais da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes, em Parada de Lucas, Zona Norte do Rio.

Segundo O Globo, a ONG foi fundada em julho de 2021 pelo traficante José Cláudio Fontoura Piuma, conhecido como Gaúcho.

Por que Luciano Huck está sendo ligado à ONG das armas?

Um site não identificado passou a compartilhar a informação de que a ONG conseguiu visibilidade em programas de televisão, incluindo o "Caldeirão do Huck", o que não procede.

Armas da ONG não eram de Luciano Huck

As armas e os traficantes estavam escondidos num local de difícil acesso, encontrado somente por meio de um buraco na parede. O esconderijo possui uma porta de concreto que pode ser aberta por meio de controle remoto.

O local também contava com um segundo cômodo, além de ter uma saída alternativa pelo teto, que podia ser acessada por escadas fixadas na parede. Ao todo, 17 pessoas foram presas.

Segundo a polícia, foram apreendidos 15 fuzis, uma metralhadora ponto 50, capaz de derrubar uma aeronave, uma metralhadora ponto 30, além de grande quantidade de munição, granadas e drogas. A polícia estima que o material some R$ 1 milhão.

Tags

Autor