diplomacia

Raquel Lyra liga para Rodrigo Novae, dá parabens e deseja boa sorte

Nesta terça-feira (23), em Brasília, a governadora teve encontro com líderes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 24/05/2023 às 17:12 | Atualizado em 25/05/2023 às 5:08
Notícia
X

Como manda a diplomacia, a governadora Raquel Lyra ligou ainda nesta quarta-feira de noite para o deputado estadual Rodrigo Novaes e deu os parabéns pela vitória na eleição para a segunda vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

"Foi uma conversa tranquila", revela um interlocutor dos dois.

Como estava em Brasília, Raquel Lyra não recebeu o deputado, como fez o prefeito do Recife, mas é quase certo que o fará, no Palácio do Campo das Princesas, mesmo tendo sido até aqui deputado de oposição, eleito pelo PSB. No cargo, Rodrigo Novaes representará a instituição e não partidos.

O blog apurou que a sugestão partiu de deputados da base aliada, interessados em reduzir a animosidade contra a tucana. A sugestão foi dada ao líder do governo, Izaías Régis.

Na fase de especulações, a governadora defendeu o nome de uma mulher, para manter o critério de gênero, com a despedida da conselheira Teresa Duere. A primeira vaga foi ocupada, sem disputa pelo advogado Eduardo Porto, filho do conselheiro Carlos Porto, que também acabou de se aposentar, dois anos antes do prazo que tinha direito.

Nesta terça-feira (23), em Brasília, a governadora teve encontro com líderes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)

A chefe do Executivo estadual disse que dialogou sobre as possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de Pernambuco, tendo conversado sobre a prospecção de projetos em áreas como segurança hídrica, energia, infraestrutura rodoviária e mobilidade urbana.

“Estive em Brasília, em conversa com o Banco Mundial, para buscar recursos em projetos capazes de melhorar a condição de vida dos pernambucanos, além de elevar a competitividade do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No encontro, a chefe do Executivo tratou sobre dois projetos já pré-aprovados pelo Banco Mundial.

Um deles foi o Programa de Saneamento Rural do Estado de Pernambuco (Prosar), que tem o objetivo de realizar projetos e obras voltadas para o aumento e melhoria do abastecimento de água da população rural de regiões do Estado.

O outro foi o Pernambuco Agroecológico, que visa transformar os sistemas produtivos dos agricultores familiares do Estado em sistemas agroecológicos e orgânicos.

Acompanharam a governadora na agenda os secretários estaduais Fabrício Marques Santos (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos).

O Banco Mundial esteve presente com a equipe formada por Johannes Zutt, diretor do Brasil para o Banco Mundial; Sophie Naudeau, gerente de Operações; Luis Alberto Andres, líder setorial de Infraestrutura, e Renato Nardello, líder Escorial do desenvolvimento sustentável.

Tags

Autor