desenvolvimento regional

Um novo terminal portuário para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco

Novo terminal de Suape, atraído pela gestão Paulo Câmara, reafirma investimentos no porto na gestão Raquel Lyra

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/08/2023 às 16:06 | Atualizado em 07/08/2023 às 16:31
Notícia
X

Por Aristides Junior, Diretor Presidente para Suape da APM Terminals Americas, em artigo enviado ao blog de Jamildo

O Porto de Suape, localizado em Pernambuco, oferece grande potencial para ter um novo terminal que seja moderno e atenda à demanda da região para ampliar a movimentação de contêiners, além de promover um novo hub para priorizar o crescimento futuro do transporte de cargas na região.

Suape poderá incrementar toda a cadeia produtiva regional, por ter mais de 100 indústrias associadas às suas operações. Também há perspectiva para escalas diretas com Europa e Ásia, gerando maior competitividade para as empresas do estado. Há oportunidades para diferentes setores regionais: na importação, destacam-se os produtos químicos, plásticos, borracha e veículos. No fluxo de exportação, plásticos, cerâmicas, cimento e eletrônicos.

O terminal atualmente em operação deve atingir sua capacidade máxima até 2028, considerando apenas o crescimento orgânico. Portanto, ampliá-la agora é essencial, uma vez que são reconhecidas as dificuldades para conseguir agendamento para transporte de carga na região, o que promove perda de reservas e aumentos de estoque.

E há muito potencial. Hoje, 80% do volume da carga que passa por Suape é relativo a cargas de cabotagem e esse número pode ser maior. A cabotagem cresce a passos largos. Em 2021, teve mais de 13,2% de movimentações que no ano anterior.

Porém, há ainda um grande desafio em reduzir custos e melhorar a competitividade do porto, que, segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), é hoje o mais caro do Brasil. Há também boas oportunidades para ampliar a capacidade atual e a exportação de produtos pela indústria nacional.

Os dois principais fluxos de contêineres em Suape são (i) os de longo curso (internacionais), representando cerca de 35% do total movimentado, e (ii) os de cabotagem (domésticos), representando cerca de 65%. Para se ter uma ideia, os contêineres de exportação oceânica caíram 6.300 TEU, ou 23% desde 2017, enquanto os contêineres de exportação de cabotagem caíram cerca de 28.500 TEU, ou 26% no mesmo período. Cada contêiner perdido representa queda na empregabilidade local.

Aumentar a capacidade de Suape irá aumentar o fluxo comercial na região, fomentar o ambiente de negócios, tornar o porto mais atrativo e gerar mais empregos. Em resumo, investir no Porto de Suape trará riqueza e desenvolvimento para Pernambuco.

No futuro próximo, Suape poderá ter um novo terminal moderno e competitivo, contando com investimentos de R$ 1,6 bilhão em sua fase 1, podendo alcançar R$ 2,6 bilhões ao final do projeto. A nova infraestrutura tem capacidade prevista de aproximadamente 400 mil TEUs/ano, um aumento de 55% sobre a capacidade do atual complexo portuário e contribuiria para a transição energética do setor, por ser composta por equipamentos totalmente elétricos.

Novos investimentos para o desenvolvimento de um terminal moderno e competitivo reduzirão significativamente os custos para os clientes, melhorando a eficiência e o nível de serviço, graças à mão de obra qualificada e à introdução de um padrão operacional inovador.

Mas também irão impactar positivamente a população da região. O novo terminal será operacional a partir de 2026 e criará mais de 1.500 oportunidades para a comunidade local, principalmente em termos de geração de empregos diretos e indiretos.

A realidade de Suape mostra que há espaço para proporcionar mais competitividade e desenvolvimento para a região e excelência para as operações portuárias. Enxergando tamanho potencial na expansão de Suape, a APM Terminals está comprometida em investir em tecnologia, novos negócios e em desenvolver ainda mais a cabotagem na região.

A APM Terminals acredita que o aumento da concorrência na região vai agregar valor aos clientes e atrair novos fluxos de cargas, ajudando o porto de Suape a crescer mais rapidamente, gerando mais negócios para a indústria local e para o estado de Pernambuco.

Divulgação
Aristides Junior, da APM Terminals Americas - Divulgação

Tags

Autor