primeiras UTIs

BNB financia ampliação de unidade hospitalar em Goiana

Nova unidade será totalmente inaugurada em outubro e amplia em 70 o número de leitos na cidade, sendo 20 para terapia intensiva

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/08/2023 às 8:48 | Atualizado em 08/08/2023 às 8:49
Notícia
X

Os moradores de Goiana, na zona da mata de Pernambuco, passaram a contar, com dez novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para crianças. A ala recém-inaugurada do Memorial Hospital de Goiana integra o novo prédio de sete pavimentos financiado pelo Banco do Nordeste (BNB). O projeto recebeu créditos superiores a R 7,3 milhões com recursos do FNE Saúde.

Após a conclusão total das obras, prevista para outubro, o número de leitos do hospital terá passado de 45 para 115, sendo 20 deles de UTI.

Segundo o sócio-diretor do Memorial, doutor Paulo Veloso, essas são as primeiras unidades de terapia intensiva na área da XII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Goiana e que engloba dez municípios, "Estamos quebrando paradigmas trazendo para a mata norte serviços médicos de qualidade com uma infraestrutura moderna de excelência", afirma Paulo Veloso. Além dos leitos infantis na ala de terapia intensiva, haverá outros dez para adultos.

A nova unidade do hospital é integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer a opção de atendimento médico gratuito à população. O Memorial Hospital de Goiana existe há mais de 30 anos. Além de espaços mais amplos e confortáveis, o novo prédio também disponibiliza dois pavimentos para estacionamento e conta ainda com um heliponto para deslocamentos de pacientes.

A operação de crédito que possibilitou a ampliação do centro hospitalar utilizou como fonte o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e foi uma das maiores registradas na agência Goiana.

“A ampliação dessa unidade hospitalar propiciará grande avanço no oferecimento de serviços médicos de toda região, pois Goiana figura como um importante centro. Nesse momento de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, a chegada dessa UTI pediátrica será de suma importância para amenizar a grave situação enfrentada atualmente na região, no que se refere à insuficiência de unidades intensivas para atendimento da demanda”, afirma o gerente da unidade, Flávio Canuto.

Tags

Autor