partido da Justiça

"A trama da Lava Jato, de Moro e Dallagnol foi desmascarada', dizem petroleiros

"Um dos maiores erros judiciários da história do país", disse ministro Dias Toffoli sobre prisão do presidente Lula

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/09/2023 às 9:00 | Atualizado em 08/09/2023 às 9:02
Notícia
X

Na quarta-feira (6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ao anular as provas obtidas por meio do acordo de leniência da construtora Odebrecht, enfatizou que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi “um dos maiores erros judiciários da história do país”. O acordo havia sido firmado em dezembro de 2016 e homologado em maio de 2017, pelo então juiz Sérgio Moro, no âmbito da operação Lava Jato. "A consequência da tratativa foi a prisão política do presidente Lula".

“O prejuízo para o país foi incalculável! Foram milhões de pessoas desempregadas, famílias destruídas. Ao bloquear atividades de fornecedores e suspender obras públicas, a Lava Jato abalou a estrutura de vários setores no país. O desemprego em massa atingiu fortemente o varejo, por exemplo”, avaliou Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O dirigente lembra que o impacto da redução dos investimentos dos setores de petróleo e gás e da construção civil sobre os demais setores funcionou como um efeito cascata na economia. “Mas a trama foi desmascarada e os responsáveis estão sendo investigados.”, completa

A FUP vem denunciando a Lava Jato como um movimento político desde o início da operação. Responsável por 4,4 milhões de empregos perdidos, principalmente nos setores de petróleo e gás, e construção civil, a Lava Jato “forjou provas, prendeu inocentes, destruiu empresas”, como reconheceu Toffoli em sua decisão.

Estudo do Dieese, feito em 2021, revela que a Lava Jato custou 3,6% do PIB; deixou de arrecadar R 47,4 bilhões de impostos e R 20,3 bilhões em contribuições sobre a folha, além de ter reduzido a massa salarial do país em R 85,8 bilhões; afetou os setores envolvidos diretamente (petróleo e gás e construção civil), mas também uma gama importante de outros segmentos (devido aos impactos indiretos e ao efeito renda). A operação teve impacto político e também no desenvolvimento de setores econômicos estratégicos para o país.

Bacelar destaca o fato de a extrema-direita, historicamente, utilizar-se do discurso ‘anticorrupção’ para manipular a opinião pública.

“É lógico que ninguém é a favor da corrupção. Mas eles se utilizam desse discurso sem aprofundar o debate sobre suas reais intenções, sobre seus projetos. Estamos vendo diversas provas de que Bolsonaro é corrupto e onde estão as pessoas que enchem a boca para falar de corrupção?”, questiona.

“Contra o presidente Lula nunca houve provas, a prisão dele foi política, foi um projeto de poder, em conluio com setores do judiciário. A cada dia que passa esse fato fica mais evidente.”

Dias Toffoli reconheceu ainda que “centenas de acordos de leniências e de delações premiadas foram celebrados como meios ilegítimos de levar INOCENTES à prisão. DELAÇÕES ESSAS QUE CAEM POR TERRA, DIA APÓS DIA, ALIÁS. Tal conluio e parcialidade demonstram, a não mais poder, que houve uma verdadeira conspiração com o objetivo de colocar um inocente como tendo cometido crimes jamais por ele praticados”.

O envolvimento de Moro e Dallagnol

Em junho de 2019, o veículo The Intercept Brasil publicou uma série de reportagens que revelaram comportamentos antiéticos e ilegais em troca de mensagens da força-tarefa da Lava Jato, coordenada por Deltan Dallagnol, em colaboração com Sérgio Moro. “Sérgio Moro e Deltan Dallagnol trocaram mensagens de texto que revelam que o então juiz federal foi muito além do papel que lhe cabia quando julgou casos da Lava Jato”, revela uma das reportagens. Moro chegou a sugerir a Dallagnol que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, além de cobrar agilidade e dar conselhos estratégicos e pistas informais de investigação. O então juiz de primeira instância “criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se ele fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal”.

Meses depois, em novembro de 2019, Lula foi libertado da prisão e, em março e abril de 2021, decisões do Supremo Tribunal Federal confirmaram a parcialidade de Moro.

Em julho de 2023, a Polícia Federal descobriu conversas do ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol, negociando com autoridades dos Estados Unidos o rateio dos valores cobrados da Petrobrás relacionados a multas e penalidades.

Depois, em 17 de agosto, durante depoimento à CPMI que investigava os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o hacker Walter Delgatti, ao falar sobre as conversas de Sérgio Moro, afirmou que o ex-juiz e atual senador seria um “criminoso contumaz”. “Ressaltando que li as conversas de vossa excelência, li a parte privada, e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz. Cometeu diversas irregularidades e crimes”, disse Delgatti.

Acordo de Leniência versus Delação Premiada

A Delação Premiada é homologada pelo Poder Judiciário e tem participação do Ministério Público. O Acordo de Leniência é celebrado por órgãos administrativos do Poder Executivo, sendo que a Controladoria-Geral da União (CGU) detém competência exclusiva para celebrar esse tipo de acordo com empresas investigadas.

Tags

Autor