transporte

'Raquel Lyra precisa cumprir as promessas que fez para o transporte público na campanha", diz Aline Mariano

Série de reportagens do Blog de Jamildo revelou o sucateamento e falta de verbas do Metrô do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/09/2023 às 11:41 | Atualizado em 08/09/2023 às 11:46
Notícia
X

Durante sessão na Câmara do Recife, a vereadora Aline Mariano (PP) cobrou da governadora Raquel Lyra melhorias na qualidade do transporte público. A fala da parlamentar ganhou repercussão na casa.

Na tribuna, Aline exibiu um vídeo mostrando a situação do transporte público no metrô e ônibus da capital. As imagens mostram Aline conversando com usuários na Estação Joana Bezerra, que relataram estar enfrentando dificuldades.

A vereadora afirmou que cerca de 400 mil pessoas usam diariamente o transporte público integrado com os ônibus da Região Metropolitana. Ela destacou o sucateamento do metrô e as péssimas condições enfrentadas pelos usuários de ônibus no Recife.

Aline Mariano relatou que irá realizar uma audiência pública e montar uma Comissão para tratar do tema na Câmara. Ela mencionou que a equipe escolheu a Estação Joana Bezerra para fiscalização e que os relatos ouvidos são absurdos, incluindo casos de assédio sexual contra mulheres dentro dos vagões dos trens. Além disso, ela citou a demora na espera da linha do metrô, tarifas altas e vagões sem ar-condicionado.

A vereadora também mencionou que acompanhou a entrevista da governadora Raquel Lyra à TV Globo sobre a possível concessão do metrô a Pernambuco e lamentou a condução da situação. Ela afirmou que a governadora busca junto ao Governo Federal a concessão do metrô, desde que haja um financiamento de contrapartida de R$ 2 bilhões de reais e sejam estabelecidas concessões privadas para esse modal de transporte.

Aline Mariano concluiu afirmando que, na prática, há 200 ônibus a menos circulando na Região Metropolitana, o que ocasiona cenas como a registrada na Joana Bezerra: um homem espremido na porta traseira do ônibus como se fosse um objeto.

Tags

Autor