HERÓI

Alepe aprova inclusão de Miguel Arraes no Livro do Panteão de Heróis de Pernambuco

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 20/09/2023 às 7:26 | Atualizado em 20/09/2023 às 7:42
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a inclusão do nome do ex-governador Miguel Arraes no Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Alepe desta quarta-feira (20).

O projeto, de autoria do deputado estadual Sileno Guedes, líder do PSB na Alepe, já havia sido aprovado nas comissões de Educação e Cultura e Constituição, Legislação e Justiça, em agosto passado.

O texto do projeto afirma que Arraes deixou "um grande legado de luta pela população mais pobre e defendendo governos populares como saída para a construção de um país mais justo e igualitário".

Na redação, Sileno defende que o ex-governador é uma figura que representa muito não só para o PSB, partido do qual foi presidente nacional, mas para milhões de pernambucanos e brasileiros inspirados pelo seu exemplo.

"Doutor Arraes é um grande exemplo de políticas públicas que chegam na casa das pessoas e transformam vidas. Sua presença política perpassa gerações e ainda vemos nas eleições municipais muita gente buscando essa identificação, a partir da presença muito forte de seu nome junto à população", disse Sileno após aprovação do projeto na CCJ.

Presidente da CCLJ, Antônio Moraes (PP), que foi secretário de Segurança no terceiro governo Arraes (1995-1999), ressaltou que a gestão "universalizou o acesso a energia elétrica para todos os pernambucanos".

João Paulo (PT) lembrou ter se aconselhado com o socialista quando foi prefeito do Recife e destacou o caráter nacionalista do ex-governador.

Miguel Arraes, vale lembrar, já tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria desde 2018, após aprovação no Congresso Nacional, por meio da Lei 13.719 de 25 de setembro de 2018. A sanção foi assinada pelo ministro do STF Dias Toffoli, que era o presidente em exercício, na ocasião.

Outras personalidades no Panteão dos Heróis

Além de Miguel Arraes, outras personalidades foram incluídas no Livro do Panteão de Heróis e Heroínas de Pernambuco após aprovação no plenário da Alepe. Foram eles:

  • Dom Helder Câmara, ex-arcebispo de Olinda e Recife;
  • Barbara de Alencar, revolucionária;
  • Gregório Bezerra, político;
  • Dominguinhos, músico;
  • Professora Sinhazinha.

Todos os nomes foram publicados no Diário Oficial do Legislativo estadual desta quarta.

VEJA MAIS CONTEÚDO:

Tags

Autor