Horário de verão

Ministério de Minas e Energia diz não haver necessidade para Horário de Verão em 2023

Horário foi extinto em 2019, durante governo Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 22/09/2023 às 19:22
Notícia
X

O Ministério de Minas e Energia (MME) disse, após avaliações, que não é necessário implantar o Horário de Verão em 2023, por enquanto.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, explicou a pasta, através de nota.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis de Energia Armazenada nos reservatórios tendem a se manter acima de 70% em setembro no Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste, com isso, deve haver estabilidade no sistema.

Além disso, o operador também destaca que o período tipicamente seco está perto de terminar.

SOBRE O HORÁRIO DE VERÃO

O Horário de Verão foi extinto pelo governo de Jair Bolsonaro em 2019 de acordo com estudos que disseram haver pouca efetividade na economia de energia.

Na época, o governo disse também que se baseou em estudos da área da saúde sobre o impacto no relógio biológico das pessoas.

O horário de verão consistia em adiantar uma hora do relógio entre outubro e fevereiro para redução do consumo de energia durante o horário de pico, em torno das 18h.

Contudo, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia observou que ocorreram mudanças nos picos de consumo, com um aumento da demanda de energia à tarde.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Autor