STF

STF: Por motivo partidário, Flávio Dino é preterido por ala do Planalto a assumir vaga de Rosa Weber, diz jornal

Alexandre Padilha e Jaques Wagner estariam tentando convencer Lula a indicar o AGU, Jorge Messias, que seria mais fiel ao PT

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 27/09/2023 às 10:06 | Atualizado em 27/09/2023 às 10:13
Notícia
X

Conselheiros do presidente Lula querem demovê-lo da ideia de alçar o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, ao posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que será aberta, nos próximos dias, com a aposentadoria de Rosa Weber. As informações são da Folha de São Paulo.

De acordo com a reportagem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado Jaques Wagner (ex-governador da Bahia), preferem que Lula escolha para o STF o atual advogado-Geral da União, Jorge Messias.

RICARDO STUCKERT
02.01.2023 – Presidente Lula empossa novos Ministros de Estado. – Jorge Messias é empossado como ministro-chefe da Advocacia-Geral da União - AGU. Foto: Ricardo Stuckert - RICARDO STUCKERT

A apuração da Folha dá conta de que, na avaliação desses auxiliares de Lula, Messias é mais alinhado aos interesses do Partido dos Trabalhadores.

Jorge Messias foi subchefe para assuntos jurídicos da Presidência no governo de Dilma Rousseff. Os apoiadores de Messias afirmam que o atual AGU ficou ao lado de Dilma nos momentos mais difíceis do governo dela, inclusive, durante o impeachment.

Padilha e Wagner, segundo a Folha, acreditam que Flávio Dino não seria tão fiel a Lula, no STF, quanto Jorge Messias.

É O BESSIAS

Jorge Messias, inclusive, é o "Bessias" que Dilma Rousseff citou em ligação vazada pelo ex-juiz Sérgio Moro no auge da crise daquele governo, em 2016. 

 ROBERTO STUCKERT FILHO/PR
Após julgamento no STF formar maioria, Dilma poderá manter direitos políticos. Ação queria tornar ex-presidente inelegível, situação ocorreu por conta de peculiaridade durante o julgamento do impeachment - ROBERTO STUCKERT FILHO/PR

Na ligação, Dilma disse a Lula que o "Bessias" levaria um termo de posse para ser usado em "caso de necessidade". À época, a então presidente havia nomeado Lula como ministro-chefe da Casa Civil e a medida foi considerada uma forma de fazer com que Lula ganhasse foro privilegiado evitando que o petista fosse investigado por Sérgio Moro, na Operação Lava Jato.

Depois do vazamento da ligação, segundo a reportagem da Folha, pessoas próximas consideram que Messias sofreu consequências pessoais e profissionais. 

A nomeação de Messias ao STF, na avaliação desses auxiliares de Lula, seria uma forma de recompensá-lo.

Quem será o substituto de Rosa Weber?

Nos últimos meses, Lula tem sido pressionado a escolher uma mulher negra para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber.

No entanto, nesta semana, o presidente afirmou que o critério para a escolha não será nem de gênero nem de raça. 

Nos bastidores, Flávio Dino tem sido considerado o favorito para a escolha de Lula. Ele ganhou o apoio, inclusive, do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também é cotado para assumir a vaga no STF.

Flávio Dino foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais

Flávio Dino é considerado por algumas correntes próximas a Lula como tendo mais experiência jurídica do que Jorge Messias.

Antes de entrar para a política, Flávio Dino foi juiz por vários anos e chegou a ser presidente da Associação Nacional de Juízes Federais.

Tags

Autor