transporte

Câmara do Recife aprova criação de Comissão para discutir problemas do transporte público na capital

Colegiado terá o objetivo de acompanhar os problemas de mobilidade relacionados direta ou indiretamente com o transporte na capital

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 27/09/2023 às 10:50
Notícia
X

A Câmara Municipal do Recife aprovou, na última terça-feira (26), a criação de uma Comissão de Representação Suprapartidária para acompanhar o transporte público do Recife. A proposição foi da vereadora Aline Mariano (PP). O colegiado terá o objetivo de acompanhar os problemas de mobilidade relacionados direta ou indiretamente com o transporte na capital.

A comissão será presidida pela própria Aline e será composta pelos vereadores Victor André Gomes, Rinaldo Júnior, Ivan Moraes, Davi Muniz, Alcides Cardoso e José Neto.

De acordo com autora da proposta, a comissão surge diante da necessidade de buscar melhorias da frota de ônibus que circula e das estações do metrô.

"A gente vê diariamente, pela imprensa ou pelos nossos olhos, os problemas que as pessoas enfrentam. É dever da Câmara do Recife ouvir e buscar soluções para melhorar esse problema que aflige milhões de pessoas”, afirmou Aline.

Nas últimas semanas, a parlamentar visitou estações do metrô e conversou com usuários nos terminais integrados. "Os relatos foram os piores possíveis. A gente precisa, definitivamente, abrir a caixa preta do transporte público", afirmou ela.

A vereadora adiantou que uma audiência pública será realizada no dia 8 de novembro para discutir o assunto, com a presença de representantes da prefeitura, do governo do estado, do Ministério Público e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Segundo a vereadora, o governo do estado não deve excluir a possibilidade de rescisão contratuais com as empresas concessionários do Consórcio Grande Recife para solucionar os problemas.

"Tem empresários que dizem que estão tendo prejuízo. Então larguem o osso para que a gente possa ter aqueles que se interessam em fazer um trabalho digno. Não aceitamos mais esse descaso com a população. Superlotação, tempo que não é respeitado, tarifas exorbitantes. Precisamos tomar medidas", acrescentou.

"Queremos debater e encaminhar propostas que evitem o sofrimento da população em seus deslocamentos na cidade", completou a parlamentar, criticando também a diminuição de 200 ônibus na frota.

Tags

Autor