ONU

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU, governo Lula relata foco na paz

Brasil assume neste domingo (1º) a presidência do Conselho de Segurança da ONU. Foco da posse será igualdade de gênero e a relação com a paz

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 30/09/2023 às 10:15
Notícia
X

Neste domingo (1º), o Brasil assume a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Com mandato até dezembro de 2023, a posse do país na liderança do Conselho terá como principais pautas a paz e a igualdade de gênero. 

Brasil toma posse na presidência do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (1º) 

Segundo o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o embaixador Carlos Márcio Cozendey, o foco da posse brasileira na presidência do Conselho de Segurança será em retratar o papel das mulheres na prevenção e resolução de conflitos em operações de paz e em como é necessário maior presença nesses espaços. 

O Conselho de Segurança da ONU reveza a presidência entre os seus integrantes, composto por 15 países, o sistema desse grupo é formado por cinco cadeiras fixas para China, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e França e dez cadeiras rotativas que são votadas entre os membros do Conselho.

O embaixador Cozendey afirma que o Brasil é o país subdesenvolvido que mais foi eleito para entrar em uma vaga rotativa do Conselho de Segurança. Os brasileiros já estiveram no Conselho 11 vezes, o novo mandato iniciou em 2022 e termina em dezembro deste ano. 

Desde seu primeiro mandato, o presidente Lula (PT) reivindica pela criação de uma sexta cadeira permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Até então essa solicitação não avançou na ONU. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Lula relatou que a falta de reformas faz com que o Conselho "venha perdendo progressivamente sua credibilidade". 

ASSEMBLEIA DA ONU: assista o DISCURSO do PRESIDENTE LULA na ONU

Tags

Autor