parlamentar

Acusado de mandar matar a mãe da própria filha, Telmário Mota votou pela proteção de vítimas de violência doméstica no Senado

Telmário Mota é acusado de encomendar a morte da ex-esposa, Antônia Araújo de Sousa; em 2016, votou a favor de PL que garantir direitos a vítimas de violência doméstica

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 30/10/2023 às 12:39
Notícia
X

O ex-senador Telmário Mota, foragido da Justiça sob acusação de mandar matar a mãe de sua filha, votou pela aprovação de um projeto de lei que garantia mais proteção a mulheres vítimas de violência doméstica, em 2016, quando integrava a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Telmário é suspeito de mandar matar Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, crime ocorrido em setembro. No ano passado, a filha de 17 anos também registrou boletim de ocorrência contra ele, acusando-o de estupro. Ele tentou a reeleição em 2022, mas não obteve votos suficientes.

Em 2016, a CCJ do Senado aprovou um projeto de lei da Câmara dos Deputados que alterou a Lei Maria da Penha. O texto determinava, entre outras coisas, que as vítimas de violência doméstica fossem atendidas prioritariamente por autoridades femininas no momento da realização da denúncia.

Também determinava que delegados de polícia pudessem definir medidas protetivas a essas mulheres no momento do atendimento, antes do despacho judicial. Até então, as vítimas precisavam aguardar até 48 horas para que o delegado enviasse o pedido para a Justiça, e outras 48h para que o despacho fosse publicado.

Na época, em entrevista ao portal Brasil de Fato, o senador defendeu os direitos das mulheres. Ele foi um dos parlamentares que votaram pela aprovação do PL.

"Essa morosidade muitas vezes provoca a morte das mulheres", disse o senador Telmário Mota è época.

Quem é Telmário Mota

Telmário Mota foi vereador de Boa Vista, em Roraima, entre os anos de 2008 e 2012. Em 2015, iniciou o mandato como senador da República. Nas eleições de 2018, foi candidato ao governo do estado, mas ficou em último lugar.

Ele é alvo de mandado de prisão expedido pela Polícia Civil de Roraima, acusado de mandar matar sua ex-mulher. A operação de busca teve início nesta segunda-feira (30).

Mandados de prisão foram emitidos contra Leandro Luiz da Conceição, apontado como executor dos disparos, e Harrison Nei Correa Mota, o "Ney Mentira", que teria sido o intermediador da contratação de Leandro.

O crime aconteceu em 29 de setembro, quando Antônia estava em um carro de um parente. Na ocasião, dois indivíduos em uma motocicleta abordaram o veículo e efetuaram os disparos.

Telmário Mota partido

Telmário cumpriu mandatos de vereador de Boa Vista pelo PDT. Em 2017, foi expulso do partido por ter votado a favor da PEC do teto de gastos. Foi candidato ao governo pelo PTB de Roberto Jefferson e também esteve filiado ao PROS.

Atualmente, Telmário Mota é filiado ao Solidariedade.

Tags

Autor