Máquina pública

CBTU é acusada de arbitrariedade e falta de transparência nas eleições de seu conselho

Empresa não divulga resultado da eleição, que foi vencido por Leandro Felix, conhecido como Felix Maquinista

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/11/2023 às 10:31 | Atualizado em 01/11/2023 às 11:10
Notícia
X

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está sendo acusada pelos trabalhadores de arbitrariedade e falta de transparência nas eleições do Conselho de Administração da CBTU (CONAD), ocorrida ainda em maio. Segundo os trabalhadores, pesquisas de boca de urna e informações de fiscais, o candidato Leandro Felix, conhecido como Felix Maquinista, foi o vencedor das eleições internas.

O presidente do Sindmetro-Pe, Luiz Soares, afirmou que a empresa não informou o motivo para não ter divulgado o resultado final e que a empresa apresentou na Nota Técnica n. 46/CBTU/CG, de 2 de agosto de 2023, referente a um suposto "estado de coisas ilegais e irregulares", não é provas cabal.

"Isso deixa mais explícita a atitude arbitrária da empresa, que tenta anular o pleito sem apresentar alegações comprobatórias que justificassem tal decisão. A empresa mancha sua imagem ao não respeitar o processo eleitoral, que foi justo, digno, honesto e íntegro", afirma.

"Os pareceres jurídicos falhos da empresa, como a Nota Técnica n. 46/CBTU/CG, de 2 de agosto de 2023, o documento n. 26-2023/IM/CEAPE/GAJUR/P, de 26 de agosto de 2023, e o documento n. 07-2023/GAJUR/P, de 1º de setembro de 2023, que ratifica o Parecer n. 26-2023/IM/CEAPE/GAJUR/P, sugerem a anulação do processo eleitoral", diz.

"Eles foram baseados na Sindicância Investigativa instituída pela Resolução do Corregedor-Geral n. 001/2023, de 22 de maio de 2023, que aparentemente sempre esteve a serviço da direção da empresa, com o objetivo de não respeitar o resultado das eleições que deram a vitória ao representante da categoria, Felix Maquinista".

Blog Imagem
Um maquinista no conselho de administração da CBTU? Eleição foi em maio e até agora nada foi oficializado - Blog Imagem

Eleição foi em maio

A eleição ocorreu entre os dias 15 e 18 de maio deste ano e teve quatro (04) concorrentes, além de Leandro Felix, o pleito teve as candidaturas de Julius Macius, Leonardo Villar e Martha Mafra.

O Sindmetro-PE solicita a divulgação do resultado das eleições e pede que a Comissão Executiva Eleitoral reconheça os resultados legítimos da eleição, respeitando o resultado e a decisão da maioria dos metroviários que elegeram Felix Maquinista como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da CBTU (CONAD).

Outro lado

A coluna eletrônica sempre garantiu e garante espaço ao contraditório. Com a palavra, se achar que deve, a CBTU. Por óbvio, a eventual publicação das falas dos sindicalistas não significa endosso

Tags

Autor