MUNDO

Brasileiros não aparecem em nova lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza

Embaixador do Brasil no Egito diz que autorização depende do governo de Israel.

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 03/11/2023 às 9:23
X

As autoridades em Gaza relataram uma nova lista de civis autorizados a deixar o território após um acordo entre Israel, Egito e o Hamas, na sexta-feira (3). Infelizmente, mais uma vez, brasileiros não foram incluídos na lista.

Esta terceira lista inclui 571 nomes de pessoas com cidadania nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. Desde o início do conflito, três grupos de estrangeiros foram autorizados a deixar o território.

A primeira lista foi divulgada na quarta-feira (1º) e continha quase 500 nomes. A Embaixada do Brasil na Palestina está monitorando a situação de 34 pessoas que desejam sair da região.

Brasileiros que estão na Faixa de Gaza relatam preocupação devido aos bombardeios e enfrentam dificuldades na comunicação com seus parentes. Além disso, a região enfrenta escassez de água, alimentos e medicamentos.

"Mais um dia triste, mas chegará a nossa vez", escreveu o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, em um grupo com os brasileiros que estão em Gaza.
Já o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que tudo depende de uma autorização das autoridades israelenses.

"Para o governo egípcio, segundo nos foi dito mais de uma vez, não há qualquer dificuldade para autorizar imediatamente a entrada dos brasileiros no Egito, no entendimento de que eles irão em seguida para o Brasil", afirmou.

Um avião da Força Aérea Brasileira, que já está em território egípcio, deve ser usado para trazer o grupo de volta ao Brasil.

Os brasileiros que aguardam em Gaza afirmaram que o governo enviou um comunicado prometendo acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória.

Ainda não há previsão para quando os brasileiros serão autorizados a deixar a região.

Tags

Autor