Urbanização

João Campos entrega novo trecho do Parque das Graças até o Natal

Com a entrega da obra, será possível finalmente abraçar o rio Capibaribe, de forma simbólica, depois de anos de rua fechada à população

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 06/11/2023 às 17:27 | Atualizado em 06/11/2023 às 17:58
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos, volta das férias nesta terça-feira. Uma de suas preocupações é a entrega do novo trecho do Parque das Graças, nas margens do Capibaribe. O gestor quer correr com as obras para entregar o parque linear até o final do ano, mais provavelmente no Natal.

O trecho é simbólico porque, pela primeira vez em anos, com a desobstrução da rua que passa ao lado da Nassau, será possível abraçar o rio de uma margem à outra, caminhando.

O prefeito já havia informado, em conversa com o Blog de Jamildo que em breve será possível a união do Parque do Baobá, primeiro trecho do Parque Capibaribe, com o recém inaugurado Parque das Graças, no bairro de mesmo nome, no centro do Recife.

"As obras começam em janeiro ou fevereiro. Já demos as ordens de serviço, depois que fizemos um acordo amigável com as empresas e famílias que ocupavam a área", explica.

Uma das áreas era os fundos de uma concessionaria de veículos da família Schwambach. A outra era também o quintal do palacete da família Baptista da Silva, do antigo banco Banorte.

A entrega da primeira etapa do Parque da Graças, entre as pontes da Torre e da Capunga, aconteceu em dezembro de 2021.

O espaço conta com passeios públicos, dois playgrounds, tirolesa, área para piquenique, bancos, paisagismo e via compartilhada, além de abrigar o primeiro parque infantil da cidade totalmente voltado para a primeira infância, com investimentos na ordem de R$ 43 milhões.

A etapa concluída começa na altura da Rua Amélia e segue até a Rua Manoel de Almeida, trazendo uma via de baixa velocidade compartilhada entre pedestres e ciclistas.

Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
Parque das Graças, no bairro de mesmo nome - Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

 

PRÓXIMAS ETAPAS

As obras para conclusão das demais etapas do Parque das Graças, que tem extensão total de um quilômetro, seguem em andamento.

O projeto completo prevê a implementação de um Parcão, próximo à rua Osvaldo Salsa, dois mirantes (perto da Rua Sebastião Leme e próximo à Ponte da Capunga), área de ginástica, áreas para piquenique e convivência, bicicletários, pergolados, píer flutuante, área de lazer com mesas, deck para quiosques e área de refúgio da fauna. Ao final, o local passará a contar com um total de 1.011m de rotas cicláveis.

PARQUE CAPIBARIBE

O Parque Capibaribe é um sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 km do percurso do Rio Capibaribe. Consiste na renaturalização das margens do rio e na implantação de um sistema de mobilidade com passeios e ciclovias, além de revelar paisagens locais com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações.

Todo o projeto beneficiará mais de 500 mil pessoas e 44 bairros. Já foram implantados o Jardim do Baobá, nas Graças, e a Praça Otávio de Freitas, no Derby. O parque estende-se desde a BR 101 até o centro do Recife.

Tags

Autor