feriado

Fundação Palmares quer transformar o Dia da Consciência Negra em feriado nacional

Celebrado nesta segunda-feira (20), o Dia da Consciência Negra é feriado em alguns estados e em menos de um terço dos municípios brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 20/11/2023 às 9:37
Notícia
X

A Fundação Palmares vai propor que o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), se torne feriado nacional. A informação foi passada pelo presidente do órgão, João Jorge Rodrigues, ao Metrópoles.

Segundo João, a Fundação Palmares pretende fazer um "pré-plano" para a realização de um feriado nacional em 20 de novembro.

 "Há uma ideia que, ainda neste ano, o dia 20 [de novembro] se torne um feriado nacional”, afirmou o presidente da instituição.

Em outubro, deputados da base governista apresentaram requerimento de urgência para a votação de um projeto de lei que cria o feriado no dia 20 de novembro. O texto foi apresentado em 2015 e ainda segue em tramitação.

Atualmente, o Dia da Consciência Negra é considerado feriado nos seguintes estados:

  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

1.260 municípios brasileiros também consideram a data feriado — menos de um terço de todas as cidades do país.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte do líder quilombola alagoano Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1965.

Atualmente, a data é marcada por atos de enfrentamento ao racismo e manifestações culturais em várias partes do país.

Caso seja aprovado, este será o terceiro feriado nacional no mês de novembro, que já tem o Dia de Finados (2) e a Proclamação da República (15).

Tags

Autor