Saúde

Senadora defende regulação da cannabis medicinal no Brasil

Parlamentar Teresa Leitão aponta benefícios terapêuticos da planta e necessidade de acesso a preço acessível

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 29/11/2023 às 7:42 | Atualizado em 29/11/2023 às 7:49
Notícia
X

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a regulação do uso da cannabis medicinal no Brasil. Em discurso no plenário, ela lembrou que o assunto ainda é alvo de muitos preconceitos, mas que os benefícios terapêuticos da planta são reconhecidos pela ciência.

Teresa Leitão fez referência a uma recente nota técnica da Fiocruz que reconhece as propriedades terapêuticas de canabinóides no tratamento de sintomas de diversas enfermidades e condições, como dor crônica, epilepsia refratária, esclerose múltipla, efeitos colaterais da quimioterapia, doença de Parkinson, entre outros.

“Precisamos produzir políticas públicas baseadas em evidências científicas. Temos de avançar na regulação para garantir que esses medicamentos sejam produzidos pela indústria nacional e distribuídos de forma segura, eficaz e que o fornecimento seja assegurado pelo SUS e não apenas para os que podem pagar”, afirmou a parlamentar.

A senadora lembrou que é preciso ampliar a capacitação de médicos e profissionais de saúde para que estejam atualizados sobre o tema. “Somente assim poderão prescrever e tratar seus pacientes com mais confiança”, acrescentou.

Por fim, Teresa Leitão lembrou a existência de legislações locais, a exemplo de Pernambuco, que no ano passado sancionou lei sobre o cultivo e o processamento da cannabis para fins medicinais, veterinários e científicos. Ela destacou que já são 14 estados e 11 municípios que possuem leis locais sobre o tema, o que reforça a necessidade de uma legislação federal.

“Que possamos garantir o direito à saúde com segurança, eficácia, seriedade e sem tabus”, concluiu Teresa Leitão.

Tags

Autor