corrida eleitoral

Fufuca quer apoio de Lula e Dino em corrida de 2026 para senador do Maranhão

André Fufuca se antecipa e avisa aos aliados que se candidatará ao Senado em 2026, plano é conquistar apoio de Lula e Flávio Dino nas eleições do Maranhão, apadrinhamento de Lula e Dino é disputado por diversos outros candidatos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 05/12/2023 às 10:03 | Atualizado em 05/12/2023 às 11:52
Notícia
X

Apesar da aproximação com as eleições municipais do próximo ano, o setor político já se articula para o pleito no Executivo e Legislativo em 2026. Entre eles, está o novo ministro do Esporte de Lula (PT), André Fufuca (PP-MA), que planeja uma candidatura para uma das vagas do Maranhão no Senado Federal. 

Fufuca quer apoio de Lula e Flávio Dino em disputa por vaga do Maranhão no Senado em 2026

De acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, André Fufuca já comunicou a seus aliados que pretende se candidatar em 2026 a senador pelo estado do Maranhão.

Também foi relatado que Fufuca pretende utilizar seu cargo e proximidade na Esplanada dos Ministérios para vencer. Seu objetivo é ter o apoio do presidente Lula e do então ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA).

Apesar de já ter sido eleito três vezes como deputado federal no Maranhão, Fufuca não tem segurança sobre suas chances, já que o cenário é de forte disputa, inclusive entre aqueles que almejam o apoio de Lula e de Dino.

Nas duas vagas a serem concorridas no Senado para o Maranhão, já existem ao menos três possíveis candidatos que desejam o endosso de Lula. Entre eles, a senadora Eliziane Gama (PSD) e o senador Weverton Rocha (PDT), que possivelmente disputarão a reeleição, e o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que já está em seu segundo mandato no estado. 

Mesmo que consiga entrar no Supremo Tribunal Federal (STF), o nome de Flávio Dino, que foi governador do Maranhão por dois mandatos consecutivos entre os anos de 2015 e 2022, continuará influente nas eleições do estado. 

Apesar de ser aliado de Dino, Fufuca não é tão próximo do ministro da Justiça quanto Eliziane e Carlos Brandão, só conseguindo "ganhar" de Weverton, que rompeu com Flávio Dino, mas que poderá recuperar a relação. 

Como Weverton Rocha é o relator do processo de indicação de Dino para o STF, o senador poderá utilizar a situação complicada de Flávio Dino com os conservadores a seu favor, conquistando uma promessa de apoio do ministro de Lula nas próximas eleições. 

Em um cenário de forte competitividade, André Fufuca abre essa possibilidade três anos mais cedo para tentar trabalhar um  apoio de Lula e/ou Dino na disputa para o Senado. 

Ministro da Segurança, Dino promete investigação do caso Marielle pela PF

Tags

Autor