crime

Ex-deputado Fernando Cury é condenado por importunação sexual praticada contra Isa Penna no plenário

Cury foi filmado colocando a mão sob a lateral dos seios da parlamentar no plenário da Alesp

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 07/12/2023 às 10:13
Notícia
X

O ex-deputado estadual de São Paulo Fernando Cury (União Brasil) foi condenado por importunação sexual praticada contra a ex-deputada estadual Isa Penna (PCdoB) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O crime ocorreu em dezembro de 2020 e foi filmado pelas câmeras que faziam a transmissão do canal oficial da Alesp pela internet.

Na sentença, publicada ontem pela 18ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, a juíza Danielle Galhano Pereira da Silva condena o ex-deputado a pena de 1 ano, 2 meses e 12 dias de reclusão, em regime aberto.

Entretanto, a decisão substitui a punição pelo pagamento de 20 salários mínimos a serem destinados a entidades públicas ou privadas em prol social, somando-se à prestação de serviços à comunidade.

Na transmissão do canal oficial da Alesp, é possível ver que Isa Penna está conversando com o então presidente da Casa, Cauê Macris, quando Cury se aproxima da Mesa Diretora e se posiciona atrás dela, colocando a mão sob a lateral de seus seios. Neste momento, Isa Penna empurra o parlamentar para tentar afastá-lo do seu corpo.

Em nota, o advogado de Cury, Ezéo Fusco, disse que a "decisão está completamente divorciada das provas existentes nos autos" e que vai recorrer.

Com informações do Estadão

Tags

Autor