Festa do Morro da Conceição se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

Prefeito João Campos sancionou a lei à meia-noite desta sexta-feira, em missa campal realizada no Morro da Conceição

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 08/12/2023 às 10:40 | Atualizado em 08/12/2023 às 10:54
Notícia
X

O prefeito João Campos (PSB) sancionou o projeto de Lei 207/2023 que torna a Festa do Morro da Conceição Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

A sanção foi assinada durante a primeira missa campal deste feriado que celebra o dia da santa, realizada à meia-noite no morro que leva o nome da padroeira afetiva do Recife.

O projeto de lei é de autoria dos vereadores Liana Cirne (PT) e Eriberto Rafael (PP), e foi apresentado na Câmara no mês de agosto, sendo aprovado em plenário no mês de novembro.

Na justificativa, os vereadores afirmam que a Festa do Morro é uma "manifestação religiosa profundamente enraizada na história e no cotidiano da população recifense [...], considerada um marco para os cristãos, representa devoção, união e expressão cultura".

"Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição", afirmou o prefeito João Campos.

Também subiram ao morro secretários municipais e os vereadores Marco Aurélio, Felipe Francismar, Rinaldo Júnior, Ebinho Florêncio, Aderaldo Pinto, Davi Muniz, Carlos Muniz, Joselito, Hélio Guabiraba e Aline Mariano.

Desde dezembro do ano passado, a Festa do Morro também já é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

Em setembro deste ano, a a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) incluiu a Festa e o Novenário do Morro da Conceição no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco.

Festa do Morro

A Festa do Morro da Conceição chegou aos 119 anos em 2023, com a previsão de atrair R$ 1,5 milhão de visitantes nos 10 dias da festa, que teve início no dia 28 de novembro, com a procissão de abertura, e se encerra nesta sexta-feira.

"É uma alegria muito grande preparar todo o Santuário para acolher todos os fiéis. Não só aqueles do Recife, mas de todo o Estado, que vêm aqui anualmente para participar das novenas, todo dia 8 de dezembro. Muitas pessoas sobem para fazer a sua oração, para manifestarem a sua fé, junto à Nossa Senhora", disse Padre Emerson Borges, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em entrevista à Rádio Jornal no final de novembro.

Tags

Autor