votação para o STF

Flávio Dino no Senado: assista ao vivo sabatina sobre indicação de Dino ao STF

Sabatinas de Flávio Dino e Paulo Gonet irão ocorrer simultaneamente na CCJ, entenda mais sobre formato inédito que poderá ajudar Dino e assista ao vivo as entrevistas dos indicados pelo presidente Lula

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/12/2023 às 7:10 | Atualizado em 13/12/2023 às 9:06
Notícia
X

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), será sabatinado nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A entrevista de Dino com senadores sobre sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) poderá seguir para votação ainda hoje. 

Em uma sabatina conjunta com Paulo Gonet, indicado de Lula (PT) para Procuradoria-Geral da República (PGR), o plano do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é acelerar a votação de Flávio Dino para evitar que a oposição tenha mais tempo para desgastar a imagem do ministro da Justiça. Confira principais informações sobre o encontro desta quarta e assista ao vivo a sessão. 

Sabatina de Flávio Dino e Gonet ocorre em formato inédito 

Pela primeira vez, a CCJ terá sabatinas simultâneas com os indicados de Lula. O plano é que tanto Dino quanto Gonet respondam perguntas lado a lado em um revezamento de três a cinco senadores.

Segundo informações do Estadão, essa metodologia inédita é vista com cautela pela oposição, que poderá perder a força do ataque contra Flávio Dino. A tática pode ajudar o ministro de Lula a não sofrer ofensivas de grande magnitude, como é planejado por adversários políticos. 

A nova metodologia permitirá que cada senador fale por volta de 10 minutos e questione os dois indicados ao mesmo tempo ou apenas um. 

A previsão é que a sabatina oficialmente comece às 9h, mas a duração varia. As entrevistas com indicados para o STF tendem a ter uma duração de 7 a 12 horas. A última sessão do tipo, com o ministro Cristiano Zanin, durou cerca de oito horas. 

Após ser aprovado ou não no CCJ (que detém 27 senadores), o nome de Dino e Gonet precisarão ser votados no Plenário do Senado, em que precisarão de, no mínimo, 41 votos favoráveis do total de 81 parlamentares. Caso haja empate, o presidente da Casa terá o voto de minerva. 

Assista ao vivo a sabatina de Flávio Dino no CCJ

Tags

Autor