cabo eleitoral

Lula faz 1º ação como padrinho político de Boulos para Prefeitura de São Paulo; confira

Lula faz primeiro evento como cabo eleitoral de Guilherme Boulos para Prefeitura de São Paulo. Evento com temática habitacional tem vínculo com o MTST, movimento no qual Boulos lidera

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 16/12/2023 às 12:08 | Atualizado em 16/12/2023 às 12:51
Notícia
X

Neste sábado (16), o presidente Lula (PT) realiza suas primeiras ações como padrinho político do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que planeja se candidatar mais uma vez para Prefeitura de São Paulo. 

A primeira aparição de Lula como cabo eleitoral de Boulos foi escolhida estrategicamente, ao estar vinculada com a pauta de habitação e o anúncio das obras de um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Lula colocou Boulos, que também é líder do movimento, no palanque do evento.

1º evento de Lula como cabo eleitoral de Boulos é vinculado com pauta da habitação

Ricardo Stuckert/PR
Lula dá protagonismo para Guilherme Boulos em anúncio de início das obras do empreendimento "Copa do Povo" para o Minha Casa, Minha Vida - Ricardo Stuckert/PR

O evento deste sábado é o primeiro a reunir Boulos e Lula desde que o PT oficializou o apoio ao deputado do PSOL na disputa pela prefeitura de São Paulo. O encontro para assinar o início das obras do empreendimento "Copa do Povo" para o Minha Casa, Minha Vida teve a participação de políticos do PT, PSOL, outras siglas que compõem a coligação em SP e membros do governo Lula. 

O empreendimento "Copa do Povo" será realizado em um local ocupado pelo MTST em protesto próximo da Copa do Mundo de 2014, a área próxima de uma das sedes da Copa de 2014. A ideia é que a ocupação vire um conjunto habitacional com 80 m², varanda, elevador, piscina e passarelas no condomínio. 

O projeto garantirá a volta dos diálogos entre os Executivos federais, estaduais e municipais com os movimentos sociais de ocupação. A realização das obras no empreendimento "Copa do Povo" será feita pelo próprio MTST e pretende garantir 2650 apartamentos.

Segundo Boulos, durante um evento para anunciar colaboradores de seu futuro programa de governo, apesar das noções de que o movimento sem-teto realiza apenas invasões e ataques, a Copa do Povo "é nada mais, nada menos que o maior programa de habitação popular da cidade, gerido pelo MTST". 

O deputado federal ainda apontou que a área já estava pronta para realização de habitações desde 2019, mas que a gestão de Bolsonaro "não olhava para o povo". 

O anúncio do empreendimento para o Minha Casa, Minha Vida ocorre em meio às articulações de Lula para que a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy retorne ao PT e seja candidata a vice de Boulos, como revelou a Folha de São Paulo.

Suplicy compõe um secretariado do atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB) e saiu brigada do PT, mas Lula deve utilizar sua visita a São Paulo para tentar convencer a ex-prefeita. 

Assista ao vivo: Lula assina início de obras do empreendimento "Copa do Povo"

Tags

Autor