transporte

Prefeitura de São Paulo inicia Tarifa Zero nos ônibus neste domingo; Tarcísio é contra

"Não consigo ver viabilidade", disse Tarcísio sobre programa lançado pelo prefeito Ricardo Nunes

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 17/12/2023 às 10:20
Notícia
X

A prefeitura de São Paulo iniciou hoje a gratuidade dos ônibus da cidade aos domingos. O programa Tarifa Zero, implantado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), vale para todos os passageiros e em todas as 1175 linhas, da meia-noite até às 23h59.

Ao todo, os 4.830 ônibus da cidade terão catraca liberada neste domingo e nos próximos. A ação também vai valer no Natal, no Ano Novo e no aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro.

Segundo o prefeito, não há prazo para o fim da ação. "A intenção é manter a gratuidade para sempre", disse Nunes ao g1.

A prefeitura vai deixar de receber R$ 283 milhões com as tarifas pagas aos domingos. O buraco vai ser coberto com dinheiro do orçamento.

"As pessoas vão poder curtir e viver a cidade, ter suas ações desenvolvidas de esporte, cultura e lazer", completou o prefeito.

Tarcísio é contra o Tarifa Zero

O governador Tarcísio disse no último dia 24 de novembro que é “absolutamente contra” a proposta de tarifa zero. Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador afirmou que “não vê viabilidade” na proposta do prefeito de São Paulo em zerar a tarifa do Metrô e da CPTM.

"Sou contra. Absolutamente contra. Não consigo ver viabilidade em você colocar o sistema que tem 8 milhões e 300 mil passageiros com tarifa zero. Que tem estrutura de custos completamente diferentes. Alguém já apresentou de fato a conta de quanto vai ser o subsídio? É hoje esse valor. Com a catraca livre vai ser mais...”, disse Tarcísio.

“Quanto você vai subtrair de outras políticas públicas para vir com a tarifa zero? Para mim é algo que não se sustenta, não faz sentido e nós não vamos embarcar”, completou.

Nunes minimizou. "Não é necessário que Metrô e CPTM tenham a gratuidade. Os ônibus atendem 100% do nosso objetivo", disse o gestor municipal.

Tags

Autor