pgr

Em discurso na posse de Gonet, Lula diz que não vai pedir 'favor pessoal' ao novo PGR

Presidente Lula discursou durante a posse de Paulo Gonet como novo procurador-geral da República; assista

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 18/12/2023 às 12:46
Notícia
X

Lula (PT) discursou durante a posse do novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, na sede da entidade, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (18). Em sua fala, o presidente afirmou que não vai pedir favores ao novo PGR.

Assista à posse de Gonet ao vivo

"Não existe possibilidade de o MP achar que todo político é corrupto. Se a gente quiser evitar aventuras nesse pais como a que acontecer no dia 8 de janeiro, se a gente quiser consagrar o regime democrático o MP precisa jogar o jogo de verdade. Da minha parte, eu quero te dizer publicamente, nunca te pedirei um favor pessoal, nunca exercerei qualquer pressão pessoal para que qualquer coisa seja investigada, a única coisa que eu he peço é não faça o MP se diminuir diante da expectativa de 200 milhões de pessoas", afirmou o presidente.

"Hoje, então, eu só queria pedir uma coisa: o Ministério Público é uma instituição tão grande que nenhum procurador pode brincar com ela. Você [Gonet] só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de qualquer outro interesse", disse o mandatário.

"As acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições, muitas vezes se destrói a vida de uma pessoa sem dar a ela a chance de se defender. É importante que o MP recupere aquilo que foi razão pela qual os constituintes enaltecerem o MP: garantir a liberdade, a democracia, a verdade, não permitir que nenhuma denuncia seja publicada sem saber se é verdade, porque senão as pessoas serão condenadas previamente e não terão sequer condição de ser absolvidas. Eu prezo muito por isso", completou.

Tags

Autor