luto

Morre, aos 78 anos, o ex-vereador e ex-secretário Paulo Dantas

Militante do PCdoB e defensor o SUS, Paulo Dantas foi vereador do Recife e secretário de Saúde da capital e de Olinda

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 27/12/2023 às 8:39 | Atualizado em 27/12/2023 às 11:42
Notícia
X

Morreu, na noite da última terça-feira (26), o ex-vereador do Recife e ex-secretário municipal de Saúde do Recife e de Olinda, Paulo Dantas. Ele tinha 78 anos e sofreu um mal súbito.

A informação foi anunciada pela ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, presidente do PCdoB, partido ao qual Dantas era filiado e integrava o diretório estadual em Pernambuco.

Pelas redes sociais, a ministra afirmou que a notícia lhe "tirou o chão". Ela classificou Paulo Dantas como um militante aguerrido, disciplinado e generoso, defensor da democracia, da soberania nacional e das melhorias do serviço público de saúde.

De acordo com o PCdoB Pernambuco, o velório de Paulo Dantas ocorre hoje, no Cemitério Parque das Flores. O sepultamento será às 16h30.

Paulo Dantas

Na década de 1960, Paulo Dantas integrou o movimento estudantil da Faculdade de Medicina da UFPE e atuou na resistência à ditadura militar.

Foi secretário de Saúde do Recife na primeira gestão de Jarbas Vasconcelos e secretário de Saúde de Olinda na gestão de Luiz Freire. Também foi secretário de Assistência Social no segundo mandato de João Paulo, no Recife.

Paulo Dantas também foi vereador do Recife por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Em 2002, foi candidato a vice-governador na chapa de Humberto Costa.

Durante a carreira, desenvolveu intensa atuação no movimento em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e foi um dos fundadores do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

Homenagens

A ministra Luciana Santos disse que perdeu um amigo. "Me somo aos camaradas nesse triste momento de despedida, para enviar a Valéria, Thiago e toda a família meu abraço mais caloroso e solidário. Ele sempre será lembrado com carinho, respeito e amor. Paulo Dantas, presente. Hoje e sempre", disse a ministra.

O ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, afirmou que perdeu um "amigo-irmão".

"Estará sempre presente na memória dos que seguem na luta pelos interesses fundamentais do nosso povo e pela construção de um Brasil democrático e soberano, a caminho do socialismo".

A deputada federal do Rio de Janeiro, Jandira Feghalli, publicou uma foto em homenagem a Paulo Dantas nas redes sociais.

"Que tristeza receber a notícia da partida dessa pessoa generosa e afetuosa que era Paulo Dantas. Médico e gestor competente, ele lutou conosco nas trincheiras por um país democrático, solidário. Era grande defensor do SUS e militante aguerrido do nosso partido em Pernambuco e no Brasil. Ficará sempre a imagem desse homem incrível, de sorriso largo e acolhedor", escreveu Jandira.

A vereadora do Recife, Cida Pedrosa, chamou Paulo Dantas de camarada e amigo: "um velho e aguerrido comunista que dedicou-se a vida inteira à saúde e à melhoria de vida do nosso povo. Parta em paz, meu querido".

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, lamentou a morte de Paulo Dantas.

"Militante do SUS, foi uma referência na luta por um sistema público de saúde forte e democrático. Lamento sua partida e expresso meus sentimentos à família e aos amigos.

Tags

Autor