reconhecimento

Escola de Sargentos: Álvaro Porto propõe medalha ao ministro José Mucio e título de cidadão ao Comandante do Exército

Segundo a Alepe, as honrarias reconhecem esforço dos homenageados em trazer a Escola de Sargentos para Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 03/01/2024 às 16:42 | Atualizado em 03/01/2024 às 23:50
Notícia
X

Nos bastidores dos meios políticos, o que se fala é que a Escola de Sargentos do Exército ainda não saiu de Pernambuco porque o Ministério da Defesa do governo Lula é comandado por um pernambucano, José Múcio Monteiro. Em duas oportunidades, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) já alertou para o risco de perda. No alerta mais recente, após aceitar a redução da área desmatada, à metade, as Forças Armadas afirmaram que haviam chegado ao limite, nas negociações.

Neste contexto, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, prometeu apresentar projetos de resolução para a concessão da Medalha Joaquim Nabuco ao ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, além do título de cidadão pernambucano ao Comandante do Exército Brasileiro General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Como a Alepe está em recesso, os projetos serão encaminhados à Mesa Diretora na retomada dos trabalhos da Alepe, em fevereiro.

O dado curioso da iniciativa é que o empreendimento sofre resistências de grupos de interesse e ainda está por ser assinado um novo aditivo na parceria entre as Forças Armadas e o governo do Estado, depois da mudança de governo.

O blog de Jamildo apurou que haveria uma reunião agenda com este objetivo antes da virada do ano, mas a governadora cancelou. A expectativa é que ocorra agora em janeiro.

Na virada do ano também, o general Joares, encarregado por Múcio para tocar a iniciativa, explicou que o empreendimento da ESA é um projeto de Estado, não de governos, voltado para a descentralização das Forças Armadas.

Projetos estruturadores para Fortaleza e Salvador

É dentro desta mesma ideia de descentralização que o governo federal resolveu colocar um ITA em Fortaleza e outro equipamento Ceitec na base aérea de Salvador, ambos já assinados com as autoridades locais.

A unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) planejada para o Ceará vai ser montado na Base Aérea de Fortaleza, local onde o governo federal pretende instalar a nova unidade do instituto que forma, anualmente, 150 engenheiros.

O ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, disseram que a unidade cearense terá o mesmo padrão da unidade de São Paulo e terá, entre os cursos a serem ministrados, alguns voltados a estudos sobre energia. A iniciativa de criar uma unidade no Ceará se deve ao fato de 40% dos aprovados no instituto serem estudantes cearenses.

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, ou apenas Ceitec, estatal federal e única fabricante de microchips do país, é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática e para aplicações específicas.

Quem são os homanegados

José Mucio é um político com uma carreira exemplar, pautada pelo equilíbrio e capacidade de trabalho. Tanto como parlamentar, ministro do TCU e, agora, como ministro da Defesa, se mantém como referência de homem público.

“José Múcio construiu um carreira exemplar, pautada pelo equilíbrio e capacidade de trabalho. Tanto como parlamentar, ministro do TCU e, agora, como ministro da Defesa, se mantém como referência de homem público. Seu trabalho em favor da vinda da Escola de Sargentos para Pernambuco confirma seu comprometimento com o Estado. A Medalha Joaquim Nabuco é uma reverência à sua história e também expressão da nossa gratidão ao trabalho do ministro”, disse Porto.

"A homenagem a José Múcio é respaldada também pelos grandes serviços prestado por ele a Pernambuco e ao país. Além de estar empenhado pessoalmente em ver a Escola de Sargentos instalada no estado, o ministro tem tido atuação exemplar na pasta. Recentemente, comandou bem sucedidas operações de repatriação de brasileiros que estavam nas áreas de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas". 

Ricardo Stuckert/PR
Lula e o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva - Ricardo Stuckert/PR

O General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva também tem um papel importante na luta para estabelecer a Escola de Sargentos em Pernambuco. Desde o início das discussões o Comandante do Exército tem se mostrado firme em trazer a instituição para o nosso estado. Neste sentido, o título de cidadão é o reconhecimento de Pernambuco ao trabalho do general.

“Desde o início das discussões o Comandante do Exército tem se mostrado firme em trazer a instituição para o nosso estado. O título de cidadão é o reconhecimento de Pernambuco ao trabalho do General”, justificou.

A Medalha Joaquim Nabuco é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. É uma homenagem a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao estado. José Mucio e o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva certamente merecem essa homenagem.

Assim, a aprovação dos projetos de resolução é uma forma de reconhecer o trabalho desses dois homens públicos.

Tags

Autor