Um ano depois dos ataques

'Bolsonaro foi autor intelectual da tentativa de golpe no 8 de janeiro', diz Lavareda

Antonio Lavareda é autor de obra que analisa a transição entre o fim do último governo e a posse de Lula III. Para ele, enquanto não forem apuradas as responsabilidades do atentado, o golpe ainda será uma ameaça

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 05/01/2024 às 13:06 | Atualizado em 05/01/2024 às 13:31
Notícia
X

No dia 8 de janeiro de 2023, uma multidão de apoiadores de Jair Bolsonaro invadiu o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. O objetivo era impedir um terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República.

O atentado contra os símbolos da democracia abalou o Brasil e o mundo. O cientista político Antonio Lavareda, autor do livro De Bolsonaro a Lula III - Pesquisa, Eleição, Democracia e Governabilidade, analisa o que levou à tentativa de golpe.

No livro, Lavareda mostra que a transição de governo foi tumultuada e que havia de fato uma ameaça à democracia. Bolsonaro, que não aceitava a derrota nas eleições, incentivou seus apoiadores a tomarem as ruas.

SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
Cientista político Antônio Lavareda traz análise sobre o que levou ao atentado contra os símbolos do Estado. Em breve, o blog de Jamildo fará resenhas mais aprofundadas sobre a obra - SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

"... a surpresa não era geral: os partidários de Bolsonaro, “autor intelectual da tentativa de golpe”, sonhavam com a volta do ex-presidente". 

O autor afirma que a apuração das responsabilidades do atentado é fundamental para evitar que novos golpes aconteçam.

“Nossa história mostra o quanto é fundamental a apuração extensa e aprofundada das tentativas de golpe. Quando não apurados, esses movimentos se tornam golpes adiados. Por isso, é fundamental acelerar a responsabilização dos autores, dos financiadores, dos apoiadores que fizeram dos acampamentos uma espécie de “puxadinho” dos quartéis, além do autor intelectual e principal beneficiário, o ex-presidente Bolsonaro”, defende o autor.

 

Divulgação
Ameaça à democracia no Brasil: livro analisa tentativa de golpe após posse de Lula - Divulgação

A exemplo de Biografia do Abismo, do cientista político Felipe Nunes, o livro de Lavareda é um importante documento para compreender o que aconteceu no Brasil em 2023. A obra mostra como a democracia brasileira está ameaçada e que é preciso estar atento para evitar novos atentados.

Tags

Autor