segurança pública

Cabo de Santo Agostinho arma 100% da guarda municipal até o final do ano

Promessa de armamento da guarda municipal é buscar redução da criminalidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/01/2024 às 9:51 | Atualizado em 09/01/2024 às 10:07
Notícia
X

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, informa ter como meta armar 100% da guarda municipal até o final do ano. Atualmente, o município conta com 35 dos 325 guardas com porte de arma.

A partir de fevereiro, mais 72 guardas passam a utilizar o armamento. Ao longo do ano, os demais profissionais da segurança pública municipal farão o curso de Formação, Capacitação e Tiro, completando, assim, o total de efetivo. O curso tem a supervisão da Polícia Federal e precisa ser renovado a cada dois anos.

O município tem guardas municipais com atuação no trânsito, segurança preventiva e ostensiva, meio ambiente e proteção à mulher. Na semana passada, o município renovou o termo de cooperação técnica com a Polícia Federal, órgão responsável pela concessão e autorização de arma de fogo para integrantes de guarda municipal.

O Cabo diz ter sido o primeiro município no Estado a aderir a guarda armada. "A medida tem garantido uma maior atuação com as forças estaduais de segurança no combate à criminalidade. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Defesa Social sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o município em 2023 reduziu em 17% o número de casos", anunciam.

Com a ampliação do efetivo armado, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho espera reforçar a proteção de seus cidadãos e reduzir ainda mais os índices de criminalidade no município.

Tags

Autor