Desenvolvimento regional

União detalha acordo que formaliza criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

A Embraer é uma das empresas que vai participar do novo parque tecnólgico

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/01/2024 às 14:36 | Atualizado em 17/01/2024 às 14:37
Notícia
X

Na semana passada, o blog de Jamildo fez um relato de como o governo Federal estaava usando as Forças Armadas para ajudar a reduzir as desigualdades regionais, nume referência à Escola de Sargentos em Pernambuco e um ITA na base aérea de Fortaleza. No mesmo texto, o blog incluía uma filial do Senai Cimatec na base aérea de Salvador.

Nesta quarta-feira, o governo Federal detalha o projeto de parceria com o governo do Estado da Bahia, com investimentos de mais de R$ 600 milhões em investimentos fisicos. O acordo será assinado amanha pelo presidente Lula, criando um novo polo tecnológico nacional.

No final do ano passado, representantes do Ministério da Defesa, do Governo da Bahia e do SENAI Cimatec formalizaram um acordo de cooperação técnica para estudar a criação do SENAI Cimatec Aeroespacial.

A parceria marcou o início do processo de estudos preliminares para a futura instalação do novo campus do SENAI Cimatec na Base Aérea de Salvador. A nova unidade será dedicada ao ensino, pesquisa e inovação, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da indústria aeroespacial.

"Este é mais um grande passo para diminuir a desigualdade no Brasil e desfazer abismos. Cabe a mim lembrar que vai aumentar a oportunidade de desenvolvimento para o Nordeste. Começou no Ceará, com a ida do ITA e agora com o Cimatec Aeroespacial na Bahia”, disse o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.

O Governador Jerônimo Rodrigues reforçou que a parceria terá impacto para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no estado da Bahia: “Vamos Fortalecer no estado da Bahia conhecimento, inovação e teremos novas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão.”

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura, realizada na sede do Ministério da Defesa, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Senador Jaques Wagner, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, e o Coronel aviador Guimarães, comandante da Base Aérea de Salvador e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.

O presidente da FIEB destacou que o estudo para a criação do centro aeroespacial é um marco importante para a indústria do estado.

“Estamos falando da formação de um novo negócio e de uma cadeia importante para a Bahia. Entendo que estamos abrindo uma nova fronteira de desenvolvimento econômico para a Bahia, que vai gerar mais emprego e renda para o nosso estado.”

Leone Andrade, diretor geral do SENAI Cimatec, afirmou que a assinatura do acordo é o passo inicial de um projeto estratégico e estruturante para o Estado da Bahia e para o país.

“A ideia é que a gente crie na Bahia um novo núcleo de desenvolvimento tecnológico e empresarial na área aeroespacial, através do campus aeroespacial do SENAI Cimatec.”

Tags

Autor