reforma ministerial

Posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça de Lula ocorre nesta quinta (01); veja principais informações

Ricardo Lewandowski assume Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta (01); veja mais informações sobre mudança na pasta do governo Lula

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/02/2024 às 8:36 | Atualizado em 01/02/2024 às 10:50
Notícia
X

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski assume nesta quinta-feira (01) o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT). Lewandowski entra no lugar de Flávio Dino, que entrará no STF oficialmente em 22 de fevereiro. 

Dino foi exonerado nesta quarta-feira (31), enquanto diversos nomes de sua equipe foram adicionados na lista de exonerações do Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (01). 

POSSE DE LEWANDOWSKI NA JUSTIÇA DO GOVERNO LULA OCORRE HOJE (01)

A posse de Lewandowski está prevista para ocorrer nesta quinta às 11h e terá a participação do presidente Lula. Além de um breve discurso, é indicado que o ex-ministro do STF anunciará os nomes de sua nova equipe. Assista ao vivo a posse do novo ministro de Luiz Inácio: 

Apesar de ter prometido liberdade para Ricardo Lewandowski escolher sua nova equipe para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é indicado que o presidente fez questão que os nomes escolhidos para equipe do novo ministro fossem avaliados pelo Planalto. 

Um dos pontos apresentado tanto por Lula quanto pela primeira-dama, Janja da Silva, foi de que Lewandowski inserisse mulheres em cargos de liderança no Ministério. A situação visa diminuir as críticas à falta de diversidade no governo, que não só colocou um homem no lugar de uma ministra do STF, como também adicionou um homem branco no posto vago na gestão. 

Com essa situação, segundo a coluna de Carolina Brígido no Uol, ao menos quatro advogadas foram selecionadas para ocupar secretarias do Ministério de Lewandowski. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

LULA INDICA LEWANDOWSKI PARA O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 

Tags

Autor