números

Elias Gomes diz que desempenho de Jaboatão em áreas como educação e saúde em 2023 foi "preocupante"

Pré-candidato comentou o resultado obtido pelo município no Índice de Governança Municipal (IGM) de 2023, divulgado pela Confederação Federal de Administração

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 01/02/2024 às 10:16
Notícia
X

O pré-candidato à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), comentou o resultado obtido pelo município no Índice de Governança Municipal (IGM) de 2023, divulgado pela Confederação Federal de Administração (CFA).

De acordo com o relatório, os segmentos de Educação, Saúde e Vulnerabilidade Social apresentaram queda no ano passado, em comparação com os resultados apontados em 2022.

Por outro lado, vale dizer, Saúde e Saneamento e Meio Ambiente estiveram em alta no mesmo período.

Em um índice que vai de 0 a 10, o município atingiu nota global de desempenho de 5,4.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Entre os principais indicadores negativos relacionados à gestão do prefeito Mano Medeiros (PL) está a taxa de cobertura de creches, que é de 11,7%, quando a meta seria de pelo menos 38,6%.

Já na saúde, o levantamento mostra o índice de 51,48% de cobertura na atenção básica, percentual abaixo do desejado, que seria de 96%. Outro dado que ficou abaixo do desejado foi a cobertura vacinal — o município atingiu 37,04% do objetivo, fixado em 76,02% pelo Ministério da Saúde.

"Sabemos que esta é uma gestão de continuidade, tendo em vista que, no primeiro mandato do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), o hoje prefeito Mano Medeiros ocupou cargos como os de secretário municipal de Infraestrutura e de chefe de gabinete", disse Elias Gomes.

"Então é, sim, preocupante, que os índices de 2023, relativos ao 'primeiro ano' de sua gestão, estejam piores do que os de 2022, quando seu antecessor e padrinho político ainda estava no poder. Há um desgoverno dentro da prefeitura e quem tem sofrido na ponta é a população”, completou.

O índice é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração que consiste em uma métrica da governança pública a partir de eixos nas áreas de finanças, gestão e desempenho. A ideia é oferecer uma visão mais ampla da situação da cidade como meio de contribuir para a elaboração de políticas e auxiliar os gestores a entender, por meio de dados consolidados, as oportunidades para promover melhorias nos municípios.

Tags

Autor