Carnaval 2024

FUNCIONAMENTO DOS BANCOS NO CARNAVAL 2024: confira o funcionamento das agências bancárias

Veja como será o funcionamento dos bancos durante os dias de Carnaval

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 07/02/2024 às 8:20
Notícia
X

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou hoje que, em decorrência do feriado de Carnaval, as agências bancárias não estarão abertas nos dias 12 de fevereiro (segunda-feira) e 13 de fevereiro (terça-feira).

Essa determinação segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para operações bancárias os sábados, domingos e feriados de abrangência nacional, assim como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

FUNCIONAMENTO DOS BANCOS NO CARNAVAL 2024

No dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, o expediente terá início às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário habitual de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências encerram suas atividades normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado para assegurar, no mínimo, 3 horas de atendimento presencial ao público.

A Febraban sugere que os clientes optem pelos canais digitais, como sites e aplicativos bancários, para realizar transferências e efetuar pagamentos nos dias em que as agências não estiverem em funcionamento.

CONTAS COM VENCIMENTO

Os encargos de consumo, como água, energia, telefone, entre outros, com vencimento durante o feriado, terão a possibilidade de serem quitados no próximo dia útil (quarta-feira, 14), sem encargos adicionais.

Geralmente, os tributos já são ajustados automaticamente às datas de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso não haja essa adaptação no documento de pagamento, a recomendação é efetuar o pagamento antecipado ou, no caso de boletos com código de barras, programar o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou atendimento telefônico bancário.

Para os boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, há a opção de pagamento via Débito Direto Autorizado (DDA).

 

Tags

Autor