internacional

Lula embarca hoje para o Egito; veja agenda e compromissos na África

Viagem internacional do presidente também terá a Etiópia como destino

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 13/02/2024 às 9:42
Notícia
X

Depois de passar os primeiros dias de Carnaval descansando em Brasília, o presidente Lula (PT) embarca nesta terça-feira gorda para o Egito, onde participará de várias agendas. De lá, ele parte para a Etiópia, onde integrará a 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, como convidado.

O voo de Lula está previsto para as 14h (horário de Brasília), partindo da Base Aérea de Brasília com destino à Ilha do Sal, em Cabo Verde. De lá, já à noite, ele pegará um novo voo no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, com destino ao Cairo. Ele desembarcará na capital egípcia já na quarta-feira de Cinzas.

Um dos compromissos do brasileiro é uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi. O objetivo é ampliar relações com o país, que é um dos mais influentes da África.

Entre os assuntos que devem estar em pauta, está a aprovação de abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina e a abertura de uma linha aérea ligando São Paulo ao Cairo.

Lula também poderá terá encontros com líderes locais indicados pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele ainda deve visitar a Liga dos Estados Árabes, na capital egípcia.

No dia 16, o petista viaja para a Etiópia, onde participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, órgão que reúne as 55 nações do continente africano. O evento ocorre nos dias 17 e 18.

Também há a previsão de Lula ter um encontro bilateral com o presidente do país, Sahle-Work Zewde. O presidente fica no país até o domingo.

Veja mais sobre Lula

Tags

Autor