INSS

13º SALÁRIO INSS 2024: antecipação é confirmada? Saiba detalhes

Existe a possibilidade de solicitar a antecipação do 13º salário do INSS? Confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 20/02/2024 às 6:55 | Atualizado em 20/02/2024 às 6:56
Notícia
X

Para aqueles que não podem aguardar o calendário regular do abono natalino, existe a possibilidade de solicitar a antecipação do 13º salário, uma alternativa que está disponível para trabalhadores, aposentados e pensionistas.

No entanto, é importante destacar que nem todos terão acesso a esse benefício antecipado, pois é necessário concordar com as condições e cumprir todas as regras estabelecidas para esse procedimento.

Atualmente, o Ministério da Previdência Social não confirma a antecipação do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para este ano.

Segundo informações divulgadas, é provável que o calendário pré-pandemia seja retomado. No entanto, existem meios alternativos para antecipar a liberação desse benefício.

COMO PEDIR A ANTECIPAÇÃO DO 13º?

Os idosos que são aposentados, pensionistas ou continuam trabalhando têm a opção de solicitar a antecipação do 13º salário.

Contudo, é importante observar que essa antecipação precisa ser intermediada pelo setor privado, uma vez que, por lei, o benefício não pode ser concedido fora da data prevista.

Normalmente, os trabalhadores recebem a primeira parcela até novembro e a segunda até dezembro, enquanto os aposentados recebem a primeira até agosto e a segunda até novembro.

No entanto, existe a possibilidade de solicitar a antecipação em casos específicos:

  • Antecipação pelos bancos;
  • As duas parcelas poderão ser antecipadas, mas há encargos com cobrança de juros que diminuem o valor original;
  • Funciona como um empréstimo, o banco adianta o valor que será pago de 13º, mas recebe no lugar do trabalhador ou do aposentado quando o pagamento regular for feito.

ONDE PEDIR A ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO?

Cada banco possuí as suas próprias regras sobre antecipação do 13º salário. Mas, a maioria prevê que:

  • A antecipação deve acontecer no banco em que o salário mensal é pago;
  • O banco somente autoriza a antecipação se o trabalhador tiver estabilidade no emprego (atuando há mais de 12 meses), e se for aposentado ou pensionista;
  • Os juros mudam dependendo de cada banco;
  • O pedido pode ser feito no aplicativo ou caixa eletrônico, vale conferir o limite disponível.

Tags

Autor