impeachment

Impeachment de Lula: Oposição organiza ato em defesa de saída de Lula

Senadores de oposição se unem com deputados em ato a favor do impeachment de Lula após fala sobre Israel; veja informações sobre mobilização

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 23/02/2024 às 6:55 | Atualizado em 23/02/2024 às 10:44
Notícia
X

Com 143 assinaturas de deputados federais para o pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT), os senadores de oposição planejam se unir ao caso em um ato de defesa da saída de Luiz Inácio Lula da Silva do poder. 

Os parlamentares planejam realizar um ato em defesa do impeachment de Lula já na próxima semana, no Senado Federal. 

ATO POR IMPEACHMENT DE LULA NO SENADO

Segundo informações de Igor Gadelha do portal Metrópoles, já nesta quarta-feira (21), os senadores e deputados acertaram um ato no Senado Federal, em que ocorreria uma entrega simbólica do pedido de impeachment contra Lula

Apesar da ação, o requerimento do impeachment contra Lula será enviado oficialmente na Câmara dos Deputados. A deputada Carla Zambelli (PL-SP), organizadora do pedido de saída do presidente, já adiou duas vezes a protocolação da solicitação para agregar mais assinantes. 

Mesmo que os senadores participem do ato no Senado Federal, apenas os deputados assinarão o pedido de impeachment contra Lula. O objetivo é evitar problemas que impeçam senadores de se tornarem relatores no processo, caso ele seja aberto. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Nesse caso, o ato simbólico no Senado Federal seria uma forma dos senadores, que não poderão assinar o pedido de impeachment contra Lula, de apresentar o apoio à solicitação. A manifestação também poderá manter a lógica do que ocorrerá na manifestação de Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (25).

A criação do novo pedido de impeachment contra Lula ocorre após o presidente comparar a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. O caso fez Luiz Inácio ser considerado "persona non grata" em terras israelenses, uma situação que gera crise diplomática entre os dois países.  

Impeachment de Lula: Oposição organiza ato em defesa de saída de Lula

 

Tags

Autor