aborto

Ministra de Lula suspende nota técnica sobre aborto legal após polêmicas

Ministra de Lula volta atrás em nota técnica sobre aborto legal após a repercussão do tema nas redes sociais, em que a busca "Lula liberou aborto" viralizou

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/03/2024 às 6:52 | Atualizado em 01/03/2024 às 6:56
Notícia
X

Com as polêmicas vinculadas ao lançamento da nota técnica que retirava o tempo de gestação limite para efetuar o aborto legal, a ministra da Saúde do governo Lula (PT), Nísia Trindade, suspendeu o material. 

O argumento do Ministério da Saúde do governo Lula para suspender o documento sobre casos de abortos legais é de que a nota técnica "não passou por todas as esferas necessárias e nem pela consultoria jurídica". 

GOVERNO LULA E NOTA SOBRE ABORTO

Nísia apontou que a nota sobre aborto será debatida com o Supremo Tribunal Federal (STF) e Advocacia-Geral da União (AGU) antes de ser relançado. 

A nota técnica mudava uma regra apresentada em 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), em que foi limitado em 21 semanas e 6 dias a realização de aborto legal nos casos de estupro, anencefalia (quando o cérebro do feto não se desenvolveu corretamente) e risco para gestante.

O texto apontava que abortos após 22 semanas eram partos prematuros. 

Anteriormente, como consta no código de leis brasileiro, o aborto legal não tinha um limite para sua realização.

A partir da orientação médica e justificativas apresentadas, o aborto não poderia ser criminalizado. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

O Ministério da Saúde aponta que a revogação do limite de 21 dias e 6 dias foi solicitado por diversas instituições da Justiça brasileira, já que as normas do país contradizem essa limitação.

A legislação atual não estabelece um marco temporal para o aborto ser realizado. 

A nota técnica gerou diversas críticas entre pessoas contra o aborto. Apesar da mudança afetar apenas os casos de aborto legal, muitos não compreenderam a informação e consideraram que o governo Lula liberou o aborto de maneira geral. 

Governo LULA NÃO LIBEROU ABORTO em qualquer fase gestacional; entenda desinformação que viralizou na internet


Notícias a respeito de uma suposta nota técnica do Ministério da Saúde a respeito do aborto e até que o Presidente Luiz Inácio Lula teria liberado o procedimento em qualquer estágio de formação dos fetos tomaram a internet.

O termo "Lula libera o aborto" chegou a ficar entre os mais pesquisados, mas será que foi isso mesmo que aconteceu? Neste vídeo, a gente explica tudo para você.

#aborto #lula #lulaaborto #ministériodasaude #av #wo

" />

Tags

Autor