intimidação

Andreza Romero denuncia nova ameaça por parte de carroceiros e pede proteção policial à SDS

Secretária dos Direitos dos Animais do Recife alega receber ameaças de morte há mais de dois anos pela atuação contra veículos com tração animal

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 03/03/2024 às 12:23
Notícia
X

A secretária dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, denunciou que recebeu mais uma ameaça contra sua vida na última sexta-feira (1º).

Ela diz estar sendo intimidada por parte do grupo de carroceiros que se opõem às ações de fiscalização que tem como objetivo resgatar animais usados nos veículos de tração animal.

Desta vez, a ameaça foi enviada por meio de áudios, direcionados a ela e aos funcionários que atuam na secretaria municipal.

A secretária afirma receber intimidações há mais de dois anos. O marido dela, o deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil), outra liderança da defesa dos animais, é autor do projeto de Lei que proíbe a circulação de carroças no estado.

Ao longo dos anos, ambos afirmam já terem sido perseguidos e intimidados – inclusive, com marchas de carroceiros no entorno do lugar onde moram. Em outro episódio, o casal chegou a solicitar à Secretaria de Defesa Social um pedido de proteção policial, mas este foi negado.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Na última quinta-feira, a secretária realizou o resgate de uma égua que entrou no Hospital Veterinário do Recife. Segundo Andreza, populares alertaram que o animal pertenceria a um homem da região do Cordeiro. O homem teria ido ao local para afrontar os servidores, mas Andreza não cedeu. Logo depois o ocorrido, ela teve acesso a áudios prometendo “matar todos os funcionários, filhos da p*, arromb*dos”.

"É crucial que a sociedade esteja ciente e denuncie a conduta de pessoas que defendem o direito de explorar animais e que, além de maltratar essas vidas, faz ameaças diretas à segurança pessoal de quem se coloca contra uma prática truculenta e desrespeitosa contra a vida. Essas ameaças têm o objetivo de nos silenciar e nos intimidar, mas não iremos retroceder nem temer essas pessoas”, disse Andreza, ao expor a violência.

“Meu pedido é um protocolo de segurança, afinal, estou nas ruas todos os dias, fiscalizando e resgatando estes animais, mas, em momento algum, deixarei que essa violência atrapalhe o nosso trabalho. Me sinto vulnerável, é claro, mas a maior vulnerabilidade é a dos animais que são explorados por esse tipo de pessoa”, a secretária pontuou.

O casal pediu novamente proteção à Secretaria de Defesa Social do estado.

Outras ameaças

Em 2021, Andreza também recebeu vários áudios ameaçando tirar sua vida: “Manda o zap dessa c…, manda o zap dessa s… Ela quer tirar onda, é? Quero que ela venha pegar o meu cavalo quando eu tiver na rua que ela vai ganhar o dela", dizia um homem em um deles.

"Eu passo o dedo nela, eu disparo. Ela é doida pegar um cavalo meu? Ela vai morrer", falava também.

“Não é de hoje que nossas vidas são ameaçadas por defender a extinção da exploração a esses animais. Essa é uma luta antiga que está perto do fim, por isso tanta violência. Não vou me deixar intimidar por criminosos e seguirei protegendo os cavalos e todos os que lutam a favor deles", completou a secretária.

Tags

Autor