torcida

SDS diz que PM agiu "sem técnica adequada" ao empurrar torcedor do Santa Cruz, mas seguirá coibindo contato após caso Fortaleza

Secretaria de Defesa Social afirmou que torcedores devem evitar contatos próximos nas saídas e entradas de delegações nos estádios

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 03/03/2024 às 16:08 | Atualizado em 03/03/2024 às 16:17
Notícia
X

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) afirmou que o policial militar que empurrou o torcedor do Santa Cruz que batia na lateral do ônibus da delegação agiu "sem técnica adequada".

O caso aconteceu no último sábado (2), antes da partida contra o Central pelo Campeonato Pernambucano, na área externa do estádio do Arruda, no Recife.

Por meio de nota, a pasta informou que não houve notificação do caso, mas que está em contato com a Polícia Militar de Pernambuco para apurar a situação.

Apesar disso, a SDS justificou que ações como a do torcedor do vídeo, de bater no ônibus, "não podem continuar", citando como justificativa o atentado ocorrido contra o ônibus do Fortaleza, em fevereiro, após jogo contra o Sport na Arena de Pernambuco.

"Diante do lamentável episódio com o ônibus do Fortaleza, o contato tão próximo assim das pessoas nas entradas e saídas das delegações devem ser evitadas pelos torcedores e será coibida pela PMPE", afirmou.

Entenda o caso

Um vídeo que circula pelas redes sociais desde o último sábado (2) mostra uma dupla de policiais militares empurrando um torcedor do Santa Cruz que batia na lateral do ônibus da delegação tricolor, em sinal de apoio ao time, enquanto o veículo chegava ao estádio do Arruda para o confronto contra o Central.

As imagens mostram que, após ser empurrado pelos policiais militares (que eram um homem e uma mulher), o torcedor se desequilibra e cai por cima de outro tricolor, que cai na sarjeta da rua e fica coberto de lama. Assista abaixo.

O torcedor empurrado pela PMPE foi identificado como Gustavo Muliterno. Em entrevista à TV Coral ainda ontem, logo após o episódio, ele mostrou que teve o cotovelo arranhado na queda.

"Gostaria de falar sobre o Batalhão de Choque. Gostaria de mostrar o tratamento que eu tive. Fui empurrado enquanto o ônibus estava passando. Não vi, estava de costas. Fui empurrado por uma mulher do Choque, não sei o nome", disse o torcedor.

Reprodução/TV Coral
Torcedor do Santa Cruz mostra cotovelo arranhado após queda causada por empurrão da PM - Reprodução/TV Coral

O que diz a PM

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco, por meio do Batalhão de Radiopatrulha, afirmou que teve que intervir para liberar o acesso ao ônibus da delegação tricolor do Arruda por diversas vezes, pois os torcedores "se posicionavam com a intenção de bloquear a passagem, colocando em risco não apenas a delegação, como também os próprios torcedores".

A PMPE também afirmou que o fato teve influência do episódio ocorrido contra o ônibus do Fortaleza, relatando que o policial que aparece no vídeo agiu de forma "mais enérgica" devido à proximidade do torcedor do ônibus.

"O trecho do vídeo em questão mostra um policial agindo de forma mais enérgica e um torcedor que bate com a mão no ônibus da delegação, mas que, pela proximidade, poderia ter lançado algo contra a delegação. Diante do lamentável episódio com o ônibus do Fortaleza, por questão de segurança, o contato tão próximo assim das pessoas nas entradas e saídas das delegações devem ser evitadas pelos torcedores", disse a PM.

O que diz o Santa Cruz

Ainda ontem, após o torcedor empurrado relatar o episódio na transmissão da TV Coral, o diretor de comunicação do Santa Cruz, Bruno Reis, que conduzia a entrevista, disse que iria repassar a denúncia à Polícia Militar.

"Tenha certeza que a gente vai enviar essa imagem para o Comando da Polícia Militar de Pernambuco e esperar uma resposta. Não é papel do clube fazer isso, mas a gente vai", disse Bruno.

O blog de Jamildo tentou contato com a assessoria do Santa Cruz para saber se alguma ação oficial foi tomada, e aguarda retorno.

Tags

Autor