mst

Deputado do PT critica Lula e cobra avanços na reforma agrária

Valmir Assunção usou a tribuna da Câmara para pedir avanços nas políticas de reforma agrária do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 07/03/2024 às 12:16
Notícia
X

O deputado federal Valmir Assunção, do Partido dos Trabalhadores da Bahia, fez críticas ao governo Lula e pediu avanços nas políticas de reforma agrária do país. A informação é da Folha de São Paulo.

Na tribuna da Câmara, Assunção afirmou que, sem uma solução para a questão, o MST vai voltar a fazer ocupações de terra.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

"O orçamento do Incra é o menor de todos os orçamentos dos governos do PT. Essa é uma preocupação. Nos assentamentos falta água, falta estrada, não há desapropriação. Mesmo sabendo que muitos superintendentes, como o superintendente da Bahia, ou como o presidente do Incra, têm trabalhado muito, é preciso que o Presidente Lula preste muita atenção aos quilombolas e à reforma agrária", disse o parlamentar.

"Fazendo as ocupações de terra, não vai caber nem a esta Casa nem ao governo criticá-lo, porque já se passou mais de um ano na expectativa e na espera da reforma agrária, dos assentamentos, dos investimentos. E ainda não temos nada", acrescentou.

Reforma agrária

O deputado reconheceu que Lula criou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Família e que está adequando o Incra para ampliar a questão, mas alegou preocupação.

LEIA TAMBÉM: Zema faz aceno a Lula após reunião sobre novo modelo de recuperação fiscal

"É preciso que o governo do presidente Lula dê a devida atenção à resolução da questão da reforma agrária, que é fundamental para as pessoas que estão debaixo da lona preta, a fim de desapropriar terras e liberar crédito", disse.

No discurso, Assunção também falou que nos governos de Temer e Bolsonaro houve "muita perseguição à luta pela reforma agrária, criminalização dos movimentos sociais, destruição do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)".

 

Tags

Autor