ELEIÇÕES

Esquerda ou direita deve levar maioria no resultado das eleições em Portugal? Veja o que dizem as pesquisas

Portugueses foram as urnas neste domingo (10/03) em eleições antecipadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 10/03/2024 às 16:44 | Atualizado em 10/03/2024 às 19:31
Notícia
X

Neste domingo (10/03) os portugueses foram às urnas para as eleições legislativas em Portugal. O pleito que estava originalmente agendado para 2026 foi antecipado após a renúncia inesperada do primeiro-ministro António Costa, de 62 anos, em novembro.

A renúncia de Costa aconteceu em meio a uma investigação de tráfico de influência que resultou em uma busca em sua residência oficial.

Embora não tenha sido formalmente acusado de qualquer crime, Costa optou por não concorrer novamente.

Resultado das eleições em Portugal

As urnas foram abertas às 8h (horário local) deste domingo, e o resultado das eleições em Portugal tem previsão de ser divulgados a partir das 20h (horário local).

Esquerda ou direita deve levar maioria no resultado das eleições em Portugal?

As pesquisas divulgadas na sexta-feira (08) indicam que a Aliança Democrática (AD), de orientação centro-direita, lidera por uma pequena margem sobre o Partido Socialista (PS), mas não alcança maioria absoluta no parlamento.

O que poderia resultar no partido de extrema-direita Chega desempenhando um papel crucial na formação de uma coalizão governamental.

No entanto, os analistas alertaram que os resultados das eleições em Portugal, sendo a segunda em dois anos no país, permaneçam incertos devido ao elevado número de eleitores indecisos.

As pesquisas de boca de urna com a projeção do resultado das eleições em Portugal devem sair a partir das 20h (horário local).

Sob a liderança de Costa, Portugal testemunhou uma queda no desemprego, com a economia registrando um crescimento de 2,3% no ano passado - uma das taxas mais rápidas da zona do euro.

Além disso, as finanças públicas apresentaram melhorias significativas. No entanto, as pesquisas sugerem que muitos eleitores acreditam que o governo socialista não aproveitou ao máximo a maioria absoluta conquistada em 2022.

Criticam a falta de melhorias nos serviços públicos de saúde e educação, que continuam a ser considerados pouco confiáveis.

Além disso, há frustração com a falta de ação em relação à crise habitacional, que gerou grandes protestos nas ruas, em um país que ainda figura entre os mais pobres da Europa Ocidental.

Tags

Autor