ELEIÇÕES EM PORTUGAL

Quem ganhou a Eleição em Portugal 2024? Veja horário do resultado

Saiba que horas sai o resultado das Eleições em Portugal 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 10/03/2024 às 13:50 | Atualizado em 10/03/2024 às 19:52
Notícia
X

Neste domingo (10), desde às 08h00 do horário local de Portugal (05h00 - horário de Brasília), os cidadãos portugueses podem participar das Eleições 2024.

A votação pode ser realizada até às 19h00 de Portugal e até às 20h00 do Arquipélago de Açores.

Nas eleições legislativas do país, os eleitores votam em partidos. A coligação com mais deputados na Assembleia da República indica o primeiro-ministro e forma o governo.

De acordo com dados do Portal dos Eleitores, há mais de 240 mil brasileiros aptos à votação

No país luso, não há quantificação exata. No entanto, o Ministério da Justiça brasileiro informa que, entre 2013 e 2023, mais de 400 mil cidadãos obtiveram nacionalidade portuguesa.

A presença nas urnas foi de 51,9% até às 16h00. O número representa uma subida de mais de seis pontos percentuais quando comparado às Eleições de 2022, que registraram uma participação de 45,66% à mesma hora.

Até a última atualização desta matéria, o resultado das Eleições em Portugal não foi divulgado. No entanto, há um horário previsto. Veja mais a seguir.

ELEIÇÃO PORTUGAL 2024

Hoje (10), os eleitores de Portugal podem optar entre mudar para um governo de centro-direita ou pernamencer em um governo centro-esquerda.

Eles têm o poder de escolher a nova composição da Assembleia da República - 230 deputados - e o novo primeiro-ministro.

Vale ressaltar que as Eleições foram antecipadas devido à demissão repentina do primeiro-ministro socialista António Costa, em novembro de 2023. O político deixou o governo em meio à uma investigação de corrupção.

Com a vitória na última eleição de 2022, Costa deveria permanecer no cargo até 2026. Devido à saída do premiê, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu a Assembleia e convocou novas eleições.

Agora, o embate central permanece entre os dois partidos centristas – o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD), que se alternam no poder desde o fim da ditadura no país europeu.

O novo líder do PS, o economista Pedro Nuno Santos - que substituiu Costa - já votou neste domingo (10), em Lisboa, assim como o líder do partido de direita Chega, André Ventura.

PS, AD E CHEGA

Além do PS, a AD (Aliança Democrática), disputa a Eleição com parte da preferência dos portugueses. A Aliança é formada pelo PSD e demais partidos, sendo liderada por Luís Montenegro.

O Chega foi criado em 2019 e ganhou forças para a nova Eleição. 

Com a mudança, Portugal pode passar a contar com 3 blocos: um liderado pela AD, outro pelo Chega e o último, pelo Partido Socialista.

Dos 230 deputados atuais da Assembleia, 120 (52,2%) são do PS; 75 do PSD (32,6%) e 12 (5,2%) do Chega.

QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES EM PORTUGAL 2024?

Mais de 10 milhões de cidadãos podem votar nas Eleições em Portugal 2024.

O partido de ultradireita "Chega" somou cerca de 19% das intenções de votos, mas perdeu fôlego na reta final, chegando a apenas 13% da preferência neste domingo (10), de acordo com a última pesquisa realizada pelo instituto brasileiro Ipespe.

Vale ressaltar que uma mudança à direita está sendo presenciada em toda a Europa após oito anos de governo socialista.

No entanto, os analistas advertem que os resultados permanecem em aberto devido ao grande número de eleitores indecisos.

Conforme foi anunciado, há previsões para a divulgação do resultado da eleição. Veja o horário abaixo.

HORÁRIO DO RESULTADO

O horário do resultado previsto foi fixado por volta das 00h00 (horário local), e 21h00, horário de Brasília.

Segundo parcial divulgada, com mais de 96% das urnas apuradas, o resultado ficou:

  • Aliança Democrática: 30% dos votos.
  • Partido Socialista: de 28,6% dos votos.
  • Chega: 18% dos votos.

A Eleição em Portugal ocorre dois anos antes do previsto. Na última votação realizada, em janeiro de 2022, o Partido Socialista, de António Costa, obteve mais de 41% dos votos.

Com o governo socialista, a economia de Portugal cresceu acima dos 2% por ano. No entanto, o país ainda enfrenta graves problemas, com baixos salários e uma crise habitacional, tornando-se um dos países mais pobres da Europa Ocidental.

Apesar da queda no desemprego, os portugueses consideram que o governo de Costa não melhorou de maneira suficiente os serviços públicos de saúde e educação.

Tags

Autor