FERIADO?

12 de março é feriado no Recife? Veja a celebração da terça-feira

Comércio abre no dia 12 de março? Confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 11/03/2024 às 7:54 | Atualizado em 11/03/2024 às 9:14
Notícia
X

Na terça-feira, dia 12 de março, as cidades-irmãs Recife e Olinda celebram mais um aniversário. Diante disso, grande parte da população tem dúvidas sobre a existência do feriado.

Veja mais a seguir.

12 DE MARÇO É FERIADO?

A cidade de Olinda foi fundada em 12 de março de 1535, enquanto a cidade do Recife celebra a sua existência desde 12 de março de 1537.

Em 2024, a capital pernambucana celebra 487 anos. Já a cidade das ladeiras comemora 489 anos.

Contudo, é importante ressaltar que a data não é feriado municipal ou estadual no Recife. Com isso, o comércio, bancos e outras instituições funcionam normalmente.

Em Olinda, a data é considerada como feriado - Data Magna de Olinda - e serão fechadas todas as repartições públicas, postos de saúdes e escolas municipais.

"Nesta data, a cidade festeja toda sua riqueza histórica e cultural desde seu surgimento. A festa é uma expressão das tradições culturais, religiosas, dos artistas e artesãos, no cenário dos casarios e igrejas, datados dos séculos 18 e 19", informa a Prefeitura

A cidade do Carnaval foi a segunda cidade brasileira a ser declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982.

ANIVERSÁRIO RECIFE E OLINDA

De acordo com a Câmara Municipal do Recife, o aniversário da cidade é instituído pelo artigo 176 da Lei Orgânica do Município, publicada em 1990.

O texto afirma que o dia 12 de março de 1537 é declarado data histórica de fundação do Recife.

Já Olinda tem uma data oficial de fundação e possui o foral - uma espécie de certidão de nascimento da cidade.

FESTA NO RECIFE

A celebração do dia 12 de março teve início no sábado (9), com a apresentação da Banda Sinfônica do Recife, patrimônio cultural do Recife, no palco do Teatro Luiz Mendonça, na Zona Sul. 

Já no domingo (10), a festa foi liderada pela Esquadrilha da Fumaça, no Marco Zero, coração da cidade.

Tags

Autor