quebra de braço

Após disputa com PCR, Raquel inaugura hospital do idoso em Areias

No Recife, governadora Raquel Lyra inaugura a primeira UPAE-R de Pernambuco, dedicada à saúde da pessoa idosa

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 13/03/2024 às 13:32 | Atualizado em 14/03/2024 às 9:16
Notícia
X

Depois de uma quebra de braço na Justiça do Estado, a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause inauguraram nesta quarta-feira (13) a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada e Reabilitação (UPAE-R), localizada no Recife. Sem a presença do prefeito João Campos. Não se sabe se ele não foi ou não foi convidado.

O espaço é dedicado à população idosa, recebeu investimentos no valor de R$ 10 milhões e vai oferecer serviços de geriatria, reumatologia e de médicos vasculares, além de dispor de profissionais das áreas de psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia neuromotora, enfermagem e serviço social.

Por mês, cerca de 10 mil consultas poderão ser realizadas no local.

“Entregamos hoje a nossa primeira UPAE-R, especializada no atendimento à população idosa e no cuidado para a reabilitação desse público. Sabemos que os pacientes idosos são muitas vezes invisibilizados aos olhos do poder público, mas agora, com um equipamento decente, vamos tratá-los com dignidade e cidadania. Eu estou muito feliz porque já estamos vendo que todos estão muito contentes com esse novo espaço”, disse Raquel Lyra.

No local, será implementado o "Programa Pé Diabético", onde cerca de 150 pacientes vão ser atendidos por mês para a realização de curativos especiais, feitos por enfermeiros especializados. Já o "Programa de Acolhimento do Idoso (PAI)" vai assistir 220 pessoas, mensalmente.

“Este é um grande ganho para a população. Essas consultas e atendimentos serão todos regulados pela Central de Regulação do Estado, sendo ofertadas vagas para todos os municípios de Pernambuco”, disse a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A UPAE-R está instalada em uma área de 3 mil metros quadrados no bairro de Areias, na Zona Oeste da capital, e comporta nove consultórios para atendimentos ambulatoriais.

Além disso, dispõe de auditório e de áreas de convivência para atendimento multiprofissional. O acesso à unidade de saúde, coordenada pela direção do Hospital Geral de Areias (HGA), se dá pela Gerência de Regulação Ambulatorial (Gramb), da SES-PE.

No segundo semestre, será entregue um espaço composto por piscina e quadra, para realização de atividades de reabilitação.

Após a inauguração, o líder do PSB na Câmara Municipal do Recife, Rinaldo Junior, se pronunciou sobre o caso e declarou que "o prédio foi requalificado pela Prefeitura do Recife na gestão do prefeito João Campos". 

Veja o vídeo com fala de Rinaldo Junior: 

Tags

Autor