Meio ambiente

EXCLUSIVO: MPF abre inquérito para investigar lixo nas ruas de Fernando de Noronha

Abertura de investigação do Governo do Estado foi determinada por procurador

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/03/2024 às 9:52 | Atualizado em 15/03/2024 às 9:55
Notícia
X

Sem alarde, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco decidiu abrir um inquérito para investigar o Governo do Estado de Pernambuco. O blog teve acesso exclusivo aos autos da investigação.

O alvo da investigação é a suposta "presença de lixo pelas ruas da Ilha de Fernando de Noronha".

O MPF também pretende apurar informações de "que não há preocupação em separar materiais não recicláveis dos que podem ser reaproveitados por parte das pousadas e hospedagens, da população e dos visitantes".

Outra frente da futura investigação é a "presença de uma quantidade grande de cachorros na praia da Conceição, localizada na Área de Proteção Ambiental - APA".

A decisão de abrir a investigação foi do procurador Fábio Holanda, que atua no Recife.

O despacho abrindo o inquérito foi assinado em 14 de março de 2024.

O arquipélago de Fernando de Noronha é administrado de forma conjunta, pelo Governo Federal e Governo de Pernambuco, após um acordo assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente Lula (PT). O acordo foi decorrente de uma ação judicial proposta pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), que queria retomar as ilhas de Pernambuco. O blog revelou a ação em primeira mão nacional.

O recolhimento do lixo, contudo, é responsabilidade do Governo de Pernambuco.

Recentemente, a oposição estadual, em projeto do deputado Waldemar Borges (PSB), apresentou projeto para o administrador da ilha ser escolhido por eleição direta.

Atualmente, é uma indicação livre da governadora.

Tags

Autor