investigação

Novo PGR de Lula cogita reabrir acusações contra Bolsonaro da CPI da Covid

Procurador-geral da República indicado por Lula, Paulo Gônet pensa em possibilidade de reabrir inquérito da CPI da Covid contra Jair Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 15/03/2024 às 9:52
Notícia
X

O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou a interlocutores que existe possibilidade de reabrir o inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. 

PGR DE LULA PODE REABRIR INQUÉRITO CONTRA BOLSONARO

Segundo informações do Globo, Gonet cogita reabrir o processo arquivado pelo ex-PGR Augusto Aras. A movimentação ocorre pouco tempo antes do procurador-geral se encontrar com parlamentares que integraram a CPI da Covid. 

O entendimento, é de que Gonet possa utilizar para reabrir o caso, o pedido encaminhado pelo Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em que solicita uma avaliação de eventuais omissões e Bolsonaro durante a pandemia. 

O pedido de Mendes também declara que a decisão de Aras em poupar Bolsonaro da responsabilidade sobre danos na pandemia tem "invalidade absoluta".

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Elaborado a partir do relatório final da CPI da Covid, o inquérito pedia a investigação de possíveis "ações e omissões" de Bolsonaro, entre elas, a gestão de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, durante as mortes por falta de oxigênio no Amazonas. 

Os parlamentares que participaram da CPI pediram uma reunião com Gonet para que o PGR apresente as ações do Judiciário após os pedidos de indiciamento do ex-presidente Bolsonaro

BOLSONARO DEPÕE na PF sobre suposta IMPORTUNAÇÃO; entenda

Tags

Autor