DATA MAGNA DO CEARÁ

O que significa Data Magna do Ceará? Entenda o feriado de amanhã, 25 de março

Feriado estadual no Ceará é comemorado em 25 de março; conheça história

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 24/03/2024 às 19:25
X

Nesta segunda-feira (25) de março, é comemorado em todo o estado, o feriado da Data Magna do Ceará, instituído pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, com promulgação e publicação no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo ano.

O QUE SIGNIFICA DATA MAGNA DO CEARÁ?

A Data Magna do Ceará celebra a abolição da escravidão no estado. O Ceará foi pioneiro nesse movimento, tornando-se a primeira província do Brasil a abolir a escravidão em 25 de março de 1884.

No dia 1º de janeiro de 1883, um ano antes, a Vila do Acarape, hoje conhecida como município de Redenção e situada a 55 km de Fortaleza, concedeu a liberdade aos povos escravizados.

CARTA MAGNA OU DATA MAGNA DO CEARÁ?

É comum haver confusão entre os termos utilizados para o feriado no Ceará, porém, existem diferenças significativas entre eles.

O termo "Carta Magna" remonta a um documento elaborado durante a Idade Média, destinado a impor limitações ao poder real em relação à nobreza.

Embora não fosse exatamente uma Constituição, esse documento agia de maneira similar a uma. Pode-se dizer que a Carta Magna equivalia à Constituição do Estado naquela época.

Por outro lado, a expressão "Data Magna" refere-se à forma de celebrar e destacar o pioneirismo do estado do Ceará nesse importante evento histórico, como a abolição da escravidão, por exemplo.

Tags

Autor