agreste

MPPE recomenda exoneração de filho de secretário de Garanhuns por suposta prática de nepotismo

Filho do secretário de Gestão Silvino de Andrade tem cargo lotado na secretaria de Obras

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 25/03/2024 às 9:09
Notícia
X

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a exoneração de um servidor da prefeitura de Garanhuns, no Agreste, por suposta prática de nepotismo. O funcionário em questão é filho de um secretário municipal e atua em cargo público em outra pasta.

A recomendação foi feita pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, publicada no Diário Oficial do Judiciário no dia 12 de março de 2024.

LEIA TAMBÉM: Sivaldo Albino diz que vai construir estátua de Felipe Carreras em Garanhuns e oposição reage

De acordo com o despacho, o funcionário Bruno Rolim de Andrade é filho de Silvino de Andrade Duarte, secretário de Gestão e Articulação Política de Garanhuns, e ocupa o cargo temporário de Assistente de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, com lotação na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A decisão foi tomada com base em um inquérito civil instaurado a partir de um ofício da vereadora Magda Alves.

O promotor Bruno Miquelão Gottardi, que assina a recomendação, ressalta que "a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta [...] viola a Constituição Federal”.

A Prefeitura de Garanhuns recebeu prazo de cinco dias úteis para acatar ou não a recomendação do Ministério Público.

De acordo com o promotor, o descumprimento implicará demonstração de dolo suficiente à caracterização do ato de improbidade administrativa ou infração penal e ensejará a adoção das medidas judiciais cabíveis.

Em resposta ao blog de Jamildo, a gestão de Sivaldo Albino acusou o recebimento da recomendação, e disse que o assunto foi "encaminhado para setor competente para análise e devidas providências". A prefeitura não respondeu se o assunto foi retornado ao MPPE dentro do prazo estipulado pelo órgão.

Tags

Autor